Espínola: de boia-fria a prefeito de Cascavel
Cascavel tem novo prefeito desde o início da manhã desta segunda-feira (25). O presidente da Câmara, Alécio Espínola, assumiu a chefia do Executivo municipal e nela permanecerá até o próximo dia 10, período em que o titular da cadeira, Leonaldo Paranhos, tirou para curtir férias com a família.
Normalmente a função seria assumida pelo vice-prefeito Jorge Lange, o que não ocorreu desta feita porque este se licenciou da função em janeiro para assumir a presidência da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), um dos principais cargos do governo estadual.
"Muita responsabilidade recai neste momento sobre meus ombros, pois vivemos um período em que o Brasil está sendo passado a limpo, a população tem muita esperança nos seus gestores e eu não quero frustrar essa esperança", disse o novo prefeito, ressaltando que encara o inesperado desafio "com muita honra e a determinação de fazer o melhor pelos cascavelenses".
A história de Espínola guarda uma grande semelhança com a de Paranhos. "Na minha infância e na minha juventude também trabalhei como boia-fria para ajudar a sustentar a casa", lembrou ele, acrescentando ser um homem de fé e confiar no ensinamento bíblico que diz que "as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã".
Espínola, que é formado em Jornalismo pela Univel e manteve por vários anos um programa na Rádio Colméia, iniciou sua vida pública como assessor do próprio Paranhos, função que cumpriu por seis anos. Em 2012 concorreu pela primeira vez a vereador e não se elegeu por 20 votos. "Fui prejudicado pela fratura de uma perna em um acidente de trânsito durante a campanha, mas não desanimei e em 2016 concorri novamente e me elegi", recordou.
Na primeira metade de seu mandato de vereador Espínola foi líder do governo na Câmara, e seu desempenho na função o credenciou a suceder Gugu Bueno na presidência da Casa em uma eleição marcada pelo consenso. Durante o período em que ele permanecer à frente da Prefeitura, a Câmara será comandada pelo vice-presidente Roberto Parra, oriundo de outra cidade vizinha a Cascavel: Nova Aurora. (Foto: Vanderlei Faria)