Ditador Maduro fecha a fronteira Brasil/Venezuela
A fronteira terrestre entre Brasil e Venezuela foi fechada por volta das 15h desta quinta-feira (21), cinco horas antes do que o ditador Nicolás Maduro havia prometido pela manhã. "Já está fechado", disse ao portal Uol o governador de Roraima, Antonio Denarium, que se encontra em Brasília, manifestando preocupação com um eventual corte da energia fornecida pelo país vizinho a seu estado.
Antes que Maduro anunciasse sua decisão de fechar a fronteira a partir das 20h, o deputado opositor Américo De Grazia, da Assembleia Nacional, afirmou em sua conta no Twitter que o ditador já havia enviado veículos militares blindados para a cidade de Santa Elena de Uairén, a 12 km da fronteira com o Brasil, para evitar a entrada de ajuda humanitária ao país a partir da cidade de Pacaraima.
"O usurpador toma militarmente Santa Elena de Uairén para impedir a entrada de ajuda humanitária para os venezuelanos", escreveu de Grazia. "No entanto, os povos indígenas Pemones de La Gran Sabana, juntamente com o gabinete do prefeito e os cidadãos, tornarão a solidariedade uma realidade", completou.
No começo desta semana, o governo brasileiro adiantou a montagem de uma força-tarefa na fronteira com a Venezuela para ajudar na entrega de ajuda humanitária enviada pelos EUA e em coordenação com a oposição venezuelana. (Foto: Diário do Sudoeste)