Modelo único de Previdência tem apoio de 61% na Câmara
Um sistema único de Previdência que estabeleça as mesmas regras para que trabalhadores da iniciativa privada, servidores públicos dos três poderes e militares tenham direito à aposentadoria foi defendida por 61% dos 233 deputados federais ouvidos entre os dias 11 e 14 pelo Instituto Paraná Pesquisas. Apenas 20,2% se disseram favoráveis a regras distintas e outros 18,8% não se manifestaram.
Quando a mesma questão foi abordada de forma individualizada, os índices ficaram ainda mais favoráveis a uma reforma radical do sistema. A inclusão dos militares teve o apoio de 83,1%, dos servidores públicos do Executivo e do Legislativo de 89,1% e dos servidores do Judiciário de 91,1%.
Divulgado na tarde desta terça-feira (19), o levantamento também revelou que 73% dos parlamentares ouvidos consideram este o melhor momento para se fazer a reforma da Previdência diante do contexto político e econômico atravessado pelo País.
Já a decisão do governo de fixar a idade mínima em 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens recebeu o apoio de apenas 35,6% dos consultados. Outros 30,1% se disseram favoráveis a um sistema sem fixação de idade mínima, o que leva a crer que essa questão será objeto de exaustivos debates durante a discussão e votação da reforma.