Transporte coletivo terá oito ônibus extras a partir desta 3ª
A primeira reunião técnica de avaliação dos três primeiros dias de funcionamento do novo sistema de transporte coletivo urbano que entrou em vigor no sábado (16), em Cascavel, definiu nesta tarde (18), no gabinete do prefeito Leonaldo Paranhos, medidas emergenciais a serem adotadas a partir de amanhã (19). O objetivo é minimizar o tempo de espera dos passageiros principalmente nos terminais Nordeste e Leste, pontos de maior lentidão para o embarque e desembarque registrados neste primeiro dia útil pós-mudanças.
A avaliação do sistema reuniu representantes das duas empresas que operam o serviço de transporte coletivo urbano, a ValeSim, o setor de engenharia de trânsito e a divisão de transporte e diretoria da Cettrans. Ficou definida a implantação do Expresso Terminal-Terminal para dar maior fluidez nas linhas Leste-Oeste e Nordeste-Oeste, com oito carros para atender os passageiros que farão esses trajetos em horários de pico.
São ônibus que foram substituídos pelos novos modelos com portas à esquerda. Esses veículos, com três portas e sem catraca, farão o trajeto temporariamente, substituindo a antiga Linha Direta, mas sem parada no centro, fazendo apenas a ligação terminal a terminal, dando maior fluidez no deslocamento. Caso essas linhas sejam aprovadas, poderão ser incorporadas permanentemente após a fase de testes do sistema.
A medida foi necessária devido ao antigo hábito dos passageiros de utilizar apenas três terminais desde a década de 1990. Agora que há cinco terminais em operação, a grande maioria está com dificuldades de se adaptar e entender as novas opções de deslocamento. "Constatamos que grande parte das reclamações são por falta deste esclarecimento, apesar das informações repassadas. As pessoas precisam ainda se habituar ao novo modelo e isso leva um tempo. É uma mudança de cultura, de mentalidade e faremos isso até que todas essas dificuldades sejam superadas", enfatizou Paranhos.
A gerente da Divisão de Transporte da Cettrans, Larissa Boeing, informou que os comboios de ônibus que se formaram hoje nas estações e nos terminais são resultado justamente da sobrecarga de passageiros tentando ir de um terminal a outro. Com a linha Expresso, acredita-se que esse problema será amenizado também. "Temos uma demanda menor de pessoas para a linha Leste-Sudoeste, por isso também remanejaremos carros para as linhas de maior procura, como a Leste-Oeste, o que também dará maior fluidez".
INTEGRAÇÃO
Outra reclamação da população ficou esclarecida. Todas as pessoas que até esta tarde tiveram dúvidas quanto à Integração Temporal não pagaram por duas passagens para fazer uma viagem. A ValeSim instalou um guichê especial no centro para atender esses casos e tirou extrato de cada situação. Em todos ficou comprovado que houve integração sem pagar nova passagem, como explicou o gestor da ValeSim, Alan Tambelli Carneiro. Ele reafirmou que, em caso de prejuízo, o passageiro será ressarcido.
De acordo com Larissa Boeing, como as pessoas precisam passar novamente na catraca na Estação Catedral, há receio de pagar duas vezes, mas como existe o espaço de tempo pré-determinado, isso não ocorre.
Sincronização
O ajuste fino da sincronia dos semáforos também está sendo feito com o apoio permanente de técnicos da Dataprom, a empresa responsável pela instalação dos equipamentos. Hoje foi constatado, por exemplo, que de 15 cruzamentos, seis estavam com problemas, o que também interferiu na fluidez.
ACOMPANHAMENTO
De acordo com Larissa Boeing, em todos os terminais equipes de voluntários de todos os setores da Cettrans atuam junto com soldados do Exército especialmente treinados para orientar os passageiros a encontrar o destino correto rapidamente, uma vez que as pessoas não estão lendo e conferindo o material impresso entregue antecipadamente. "Vamos continuar fazendo todo este acompanhamento e esta orientação presença. É uma fase de testes que demanda paciência e muita orientação". (Foto: Secom)