Agricultura urbana ganha força com o apoio da Itaipu
Por meio de um convênio com a Itaipu Binacional, a Prefeitura de Cascavel adquiriu cinco kits para o Programa Agricultura Urbana que serão entregues no dia 1º de março. Cada kit custou R$ 36,9 mil e é composto por um microtrator, sulcador (arado), roçadeira, encanteirador, enxadas rotativas e carretas de transporte.
Os equipamentos darão suporte às famílias e associações de moradores que participam do programa de produção de alimentos. Atualmente há 34 hortas instaladas e produzindo em Cascavel. "A aquisição desses equipamentos ajudará as famílias no cuidado e no preparo dos canteiros, aumentando assim a produção. Hoje temos 34 hortas produzindo alimentos, em imóveis que antes estavam abandonados e cheios de lixo e entulho, causando preocupação e medo para a população", diz o gestor do Território Cidadão, José Carlos da Costa, o Cocão.
Ainda segundo Cocão, o Programa Agricultura Urbana vem apresentando resultados bastante positivos não apenas na produção de alimentos como verduras, legumes e ervas medicinais e aromáticas, como também no envolvimento da comunidade.
"E é isso que o prefeito Paranhos quer com o programa Território Cidadão: despertar nas pessoas o sentimento de pertencimento, fazer com que as pessoas se sintam envolvidas e parte importante dos bairros onde moram. Assim, amando o lugar onde vivem, elas cuidarão mais dos espaços públicos, dos bens públicos e dos próprios bens e terão uma melhor qualidade de vida e sentirão orgulho de suas comunidades", ressalta Cocão. (Foto: Secom)