PEC da Previdência vai propor 65 e 62 anos como idade mínima
O governo já bateu o martelo em torno da proposta de reforma da Previdência Social a ser enviada ao Congresso Nacional em breve. Segundo o secretário de Previdência Social, Rogério Marinho, o texto vai propor idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres ao final de um período de 12 anos de transição.
Ele adiantou que a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) será assinada no próximo dia 20 pelo presidente Jair Bolsonaro, que deverá enviá-la no mesmo dia para apreciação da Câmara dos Deputados e do Senado.
A decisão final sobre a proposta foi tomada em reunião na tarde desta quinta-feira (14), no Palácio da Alvorada, com os ministros Paulo Guedes (Economia), Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Carlos Alberto dos Santos Cruz (Secretaria de Governo). "Hoje o presidente, diante das informações que recebeu tomou a decisão final. O texto está pronto", afirmou o secretário.
Marinho disse ainda que Bolsonaro pediu para que passasse à imprensa "apenas algumas informações", deixando os detalhes para a data da assinatura da proposta.
IGUALDADE
O governo também já elaborou uma campanha publicitária para defender a reforma da Previdência, na qual afirma que, a partir da reforma, ricos e pobres vão se aposentar com a mesma idade. Nas peças, a ideia é se referir a uma "nova Previdência", que combata os privilégios hoje existentes.