Um recado aos políticos
A classe política, mais alerta que qualquer outra ao que lhe interessa, deve estar refletindo detidamente sobre os números brotados do processo de regularização dos eleitores para estarem aptos a votar em outubro próximo. E é bom que esteja mesmo, pois o retrato da campanha encetada pela Justiça Eleitoral e encerrada nesta semana é um recado "direto e reto" dos votantes aos que logo mais colocarão o pé na estrada mais uma vez em busca de votos para se eleger, ou reeleger. Só em Cascavel, 28,8 mil títulos foram cancelados - em todo o Paraná foram quase 865 mil -, o que deixa latente a frustração de uma parcela expressiva do eleitorado com a conduta deletéria da grande maioria dos políticos. E vale lembrar que dos eleitores que estão aptos a votar (217 mil só em Cascavel), um índice provavelmente recorde não comparecerá às urnas ou votará em branco neste ano por puro desencanto.
Outro lado
Mas, como tudo na vida é uma via de mão dupla, esse cenário serve de recado não só aos políticos, como também aos eleitores, que precisarão ser mais criteriosos na hora de escolher em quem confiar o voto. Votar por votar é um ato irresponsável e que não se coaduna com o verdadeiro papel do eleitora, que, em última análise, também é culpado pelas mazelas que permeiam a política. É como diz o ditado: cada povo tem o governo que merece.
Aprendizado
Muito interessante o projeto Câmara Jovem, desenvolvido já há um bom tempo e que oferece um ensinamento prático a estudantes cascavelenses sobre o processo legislativo. Trata-se de uma iniciativa que deveria ser copiada por todas as câmaras municipais, pois propicia à juventude uma oportunidade ímpar de exercer a democracia.
Equilíbrio
Por falar na Câmara Jovem, a eleição da mesa diretora, realizada ontem à noite, foi decidida por um voto apenas de diferença: 15 a 14. A chapa vencedora é composta pelos estudantes Renato Oliveira Carvalho (presidente), Mateus da Silva Reis (1º vice), Ana Flávia Pereira de Souza (2ª vice), Luana Alves Duarte (1ª secretária) Lucas da Luz Silva (2º secretário).
UPS Oeste
Praticamente abandonado pela comunidade, como todos os demais construídos na época em que Salazar Barreiros era prefeito de Cascavel, o salão comunitário do Bairro Santa Cruz é o espaço que deverá abrigar a UPS Oeste, anunciada há poucos dias pela governadora Cida Borghetti. Foi com esse objetivo que o prefeito Leonaldo Paranhos, vereadores e representantes da Polícia Militar estiveram fazendo uma vistoria no local ontem à noite.
Literatura
Após um intervalo de sete anos, finalmente o Concurso Literário Celso Esperança voltará a acontecer em Cascavel. A nona edição já está confirmada e vai distribuir prêmios aos três melhores trabalhos inéditos de conto e poesia de cada categoria. E também um prêmio extra ao melhor trabalho, a ser escolhido por um júri popular.
Homenagem
A Câmara de Toledo marcou para quinta-feira próxima (17) a sessão solene para outorga da Medalha Willy Barth ao vice-presidente de Agronegócios e Micros e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, Tarcísio Hübner. A homenagem foi proposta pelo Executivo e contempla alguém com grande vínculo com o município, já que antes de entrar no BB Hubter trabalhou na Frigobrás/Sadia.
* Pílulas
*Do vereador Fernando hallberg, cobrando o fim das filas nas unidades de saúde de Cascavel: "Já passou da hora de garantir um mínimo de dignidade às pessoas". * A preocupação maior dele é com idosos e gestantes, "que ficam em pé na fila de madrugada esperando por fichas e muitas vezes nem conseguem uma consulta". * Em Ponta Grossa para empossar o empresário e comunicador João Barbiero como novo secretário estadual de Esporte e Turismo, Cida Borghetti assumiu o compromisso de atender a pauta dos professores da rede estadual, mas desde que isso não fuja às reais possibilidades do Estado. * A julgar por recentes manifestações de seus ministros, o TSE já tem votos sobrando para barrar uma eventual candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva com base na Lei da Ficha Limpa. * O Governo Michel Temer está completando neste sábado dois anos, mas sem grandes motivos para comemoração. Pelo contrário, pois o cerco da Lava Jato está se fechando cada dia mais contra o presidente. * O juiz Sérgio Moro já determinou a abertura de um inquérito para investigar Beto Richa no episódio que culminou com a demissão de Deonilson Roldo da diretoria da Copel.