Reforma administrativa será protocolada amanhã na Alep
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, o 1º secretário da Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli, o líder do Governo no Legislativo, deputado Hussein Bakri e líderes partidários que compõem a base de apoio ao governo conheceram nesta segunda-feira (11) os detalhes do projeto de lei que trata da primeira etapa da reforma administrativa proposta pelo governador Ratinho Junior.
O chefe da Casa Civil, Guto Silva, fez uma exposição do projeto que será protocolado na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (12). Segundo Traiano, o diálogo com os líderes sempre deve ser o primeiro passo para que um projeto de lei possa tramitar no Legislativo. "O líder do governo solicitou essa reunião com as lideranças para que o secretário Guto Silva e o secretário Valdemar pudessem fazer essa exposição do que o governo vai propor. Afinal, nenhuma iniciativa do governo pode-se levar adiante sem que primeiro os líderes tenham conhecimento".
Para o Romanelli, a presença dos secretários no Legislativo para apresentar o projeto antes mesmo de protocolá-lo na Casa "é uma demonstração de boa vontade e também é tratar o Parlamento com respeito". Romanelli acrescenta ainda que essa medida "acaba facilitando o trâmite na própria Assembleia".
ECONOMIA
A proposta que prevê a redução do número de secretarias de 28 para 15. De acordo com o estudo apresentado, as alterações resultarão em uma economia anual de R$ 10 milhões apenas com a redução de cargos e seus encargos. Também foi destaque a criação da figura do superintendente vinculado a governadoria, que terá funções e competências para assuntos específicos. Essa é a primeira etapa da reforma administrativa proposta pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Outras duas etapas começam a ser planejadas a partir de agora.
Guto Silva afirmou que o diálogo com os líderes será rotina, já que os deputados são os representantes da sociedade. "Nós vivemos em um regime democrático e a Assembleia é importantíssima para o diálogo. O governo tem a humildade de ouvir uma sugestão e está aberto a necessidade de fazer alguma emenda. Nós não estamos aqui fechando o projeto. O importante é que a partir do momento que nós debatemos com a Assembleia estamos fazendo um debate com a sociedade".
Também participaram da reunião o secretário estadual de Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, e os deputados Michele Caputo, Marcio Pacheco, Mauro Morais, Wilmar Reichembach, Do Carmo, Tiago Amaral, Goura e o Alexandre Amaro. (Foto: Assessoria Alep)