Toledo testa nova tecnologia para melhorar estradas rurais
A semana foi marcada por testes desenvolvidos pela Emdur (Empresa Municipal de Desenvolvimento Rural e Urbano de Toledo) com uma tecnologia nova e que promete revolucionar a compactação do solo nos projetos de pavimentação de estradas rurais. Um produto inovador (CBR Plus) foi aplicado na Estrada Félix Bordignon, que liga a BR-163 à estrada que leva a Novo Sobradinho.
Por meio do Programa de Pavimentação Rural, o município contratou a execução de uma extensão de 850 metros lineares de asfalto naquele trecho. O superintendente da Emdur, Rodrigo Salles, disse que essa foi a oportunidade para colocar essa tecnologia em prática e ver o quanto ela diminui os custos.
"Nós conhecemos o produto em Londrina. Lá foi aplicado sem o revestimento de asfalto. Gostamos do resultado e fizemos a licitação para a compra. Agora vamos verificar a qualidade e o custo para o município, já que temos uma realidade diferente [como possuímos uma pedreira, o custo já é diferenciado]. Essa análise é que vai determinar a viabilidade do uso do produto no programa de pavimentação das estradas rurais", explicou Salles.
O estabilizador de solo é uma tecnologia desenvolvida em 1978 na África do Sul e que, de certa forma, isola o solo, não permitindo que ele sofra interferências com as ações climáticas. (Foto; Assessoria)