Curso vai ensinar o bê-a-bá parlamentar aos deputados
Pela primeira vez em sua história a Assembleia Legislativa do Paraná vai oferecer aos novos deputados, além de jornalistas e demais interessados, um curso sobre o funcionamento básico do Parlamento. As inscrições já estão abertas e a atividade, sobre temas como tramitação de projetos e votação em plenário, será desenvolvida entre os dias 12 e ?27 deste mês. "Buscamos a atualização e o aperfeiçoamento dos conhecimentos para oferecer um Parlamento cada vez mais transparente, eficaz e com resultados", explicou o presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano. "Queremos com essa iniciativa pioneira que o trabalho da Alep seja cada vez mais ágil e que esteja sempre em sintonia com as aspirações dos paranaenses", acrescentou.
Segundo Dylliardi Alessi, diretor Legislativo e da Escola do Legislativo, serão respondidas, durante o curso, as principais dúvidas apresentadas pelos novos parlamentares e assessores. Além disso, será uma oportunidade para a atualização dos conhecimentos dos deputados que foram reconduzidos à Casa e de todos os servidores da Assembleia. "Ao repassarmos essas orientações não teremos dificuldades para cumprir o rito processual. Esse curso é um instrumento fundamental para o aperfeiçoamento do trabalho de todos neste momento em que se inicia a 19ª legislatura", disse.
PROGRAMAÇÃO
O curso, dividido seis módulos, iniciará no dia 12, ?às 9h30, com o tema "Organização e funcionamento da Assembleia Legislativa do Paraná", ministrado por vários diretores, cada um falando sobre a área em que atua. No dia 13, também ?às 9h30, a programação terá continuidade com uma palestra sobre "Processo Legislativo", ministrada por Dylliard Alessi, com foco na tramitação dos projetos de lei pelas comissões temáticas da Casa. No dia 19 a palestra será sobre "Comunicação Institucional", ministrada pela diretora de Comunicação, Kátia Chagas.
O módulo "Redação Oficial", no dia 20, vai tratar de normas oficiais para elaboração de ofícios, requerimentos e proposições legislativas. No dia 26, o debate estará centrado em "Processos de Plenário", tema a ser apresentado pelo diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho. O último módulo ocorrerá no dia 27 e tratará do funcionamento do protocolo interno e do sistema Infolep. (Foto: Assessoria Alep)