"Tem boi na linha"
"Tem boi na linha"
A expressão que dá título a esta nota, genuinamente brasileira na medida em que surgiu na época do início da operação da primeira estrada de ferro do País e que há muito é empregada para dizer que "há algo impedindo a informação de ser passada claramente", se aplica perfeitamente ao momento preocupante da nossa avicultura. A versão da União Europeia sobre o embarco às carnes brasileiras, em especial a de frango, é totalmente carente de conteúdo convincente. A medida se justifica por si só em se tratando das unidades do Grupo BRF, diante do que foi revelado pela Operação Carne Fraca da Polícia Federal, mas não às demais plantas frigoríficas incluídas na lista negra da UE, dentre elas as de todas as cooperativas do Oeste paranaense. Por isso, está coberto de razão o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, em recorrer à OMC (Organização Mundial do Comércio) contra essa medida, que vai impactar sobremaneira a economia do Paraná, o maior produtor brasileiro de frangos.
Confiança
Não foi por acaso que Cida Borghetti decidiu apostar suas fichas no novo chefe da Casa Civil, que figura entre as duas principais secretarias do governo ao lado da Fazenda. "Dilceu Sperafico reúne condições para administrar esta pasta tão importante, que vai dialogar muito com a bancada federal e tratar das ações relativas aos municípios", afirmou Cida.
Bagagem
Para cumprir a missão que lhe foi dada, Sperafico conta a seu favor com a experiência de nada menos que seis mandatos de deputado federal. O novo secretário já agendou para a próxima semana, em Brasília, uma reunião com a bancada federal paranaense para propor um esforço concentrado com vistas a liberar o máximo possível de recursos federais para o Estado até o fim do ano.
Mandatos...
Seria lógico imaginar que quando alguém se candidata a uma função pública e logra êxito nas urnas, assume com seus eleitores o compromisso solene de cumprir o mandato até o final. Seria, se os políticos em geral fossem pessoas cumpridoras do que apregoam em campanha, hoje em dia algo raro.
...calça curta
Dos 21 atuais vereadores de Cascavel, nada menos que quatro já anunciaram que pretendem aproveitar a brecha deixada pela legislação vigente para disputar a eleição deste ano para deputado estadual: Gugu Bueno (PR), Rômulo Quintino (PSL), Misael Júnior (PSC) e Policial Madril (PMB).
Reforma-já
Esse fenômeno, que se repete Brasil afora e atinge o Legislativo como um todo, só terá fim quando a reforma política cantada em prosa e verso há décadas sair do papel e, claro, estabelecer a coincidência de todos os mandatos.
* Pílulas
* O ex-presidente Lula está se esforçando para transformar sua cela na PF de Curitiba em uma espécie de comitê eleitoral. * Prova disso é que determinou à sua defesa que apelasse à juíza Carolina Lebbos para que permita uma visita do presidenciável Ciro Gomes e de um grupo de líderes estudantis. * A ex-presidente Dilma Rousseff desembarca nesta segunda-feira em Curitiba. * Ela vem participar de reunião do diretório nacional do PT e tentar visitar Lula, seu padrinho político. * Os jardins Universitário e União são os próximos bairros a receber o Território Cidadão, projeto da administração de Cascavel que desenvolve uma série de ações voltadas à comunidade. * Ambos receberão o programa na primeira semana de maio.