Em emergências, agricultor de Cascavel deve ligar para o 153
Garantir a segurança no campo é um dos maiores desafios da gestão pública. Com imensas áreas para patrulhamento, muitas delas de difícil acesso, os oficiais da segurança tem dificuldades de garantir a tranquilidade dos produtores rurais. Pensando em criar um canal mais rápido para denúncias, o comandante da Guarda Municipal de Cascavel e da Força Rural, Coronel Avelino José Novakoski, orienta que os produtores rurais usem o número 153 para emergências. "Criamos esse canal para facilitar e melhorar o atendimento no campo", ressalta.
No começo de 2018, o interior de Cascavel ganhou um reforço na segurança pública com a criação da Força Rural, formada por oito homens da Guarda Municipal e duas viaturas identificadas. Os profissionais são armados com pistolas 380 e pistolas elétricas. A área de atuação das viaturas é em Sede Alvorada, Juvinópolis e imediações. O grupo de patrulhamento é comandado por Novakoski.
Desde então, segundo ele, diversas prisões e recuperações de veículos e motos foram feitos. "Inclusive prendemos diversos traficantes, já que algumas das estradas rurais são usadas como rotas alternativas por eles", destaca, citando que a Guarda Municipal tem atuado de maneira integrada com a Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar.
A orientação foi dada durante a reunião do Comder (Conselho de Desenvolvimento Rural de Cascavel), realizada no dia 31 de janeiro no Sindicato Rural de Cascavel. Na ocasião, Novakoski também orientou a aproximação dos moradores da zona rural com os oficiais da Força Rural.
"Os oito homens que atuam são fixos, ou seja, são sempre os mesmos. Nós pedimos que os produtores conversem com eles, os apresentem para os vizinhos e repassem informações. Essa aproximação é importante para melhorar a efetividade do trabalho, já que com o tempo investigações podem ser feitas e também a própria equipe começa a reconhecer pessoas e carros que não pertencem a comunidade. Também pedimos que utilizem o telefone 153 para quaisquer problemas", explanou o comandante.
Além disso, ele anunciou que em julho ou agosto desse ano mais uma equipe de quatro homens e uma viatura devem ser adicionados à Força, aumentando ainda mais a segurança no interior.
TECNOLOGIA
Além disso, ele falou sobre a possibilidade da instalação do DISS no interior do município. O sistema foi desenvolvido e fabricado pela Fundetec e conta com quatro câmeras, sendo que uma delas registra imagens em 360°, com capacidade de captação de imagens de até 3 mil metros e zoom de até 1,5 mil metros. Há um sistema de comunicação que quando acionado entra em contato com a Guarda Municipal. Há também um sistema de emergência que, quando acionado, solicita o deslocamento da guarda. O sistema inteligente de monitoramento é a prova de balas, identifica placas de carro e faz reconhecimento facial. (Foto: Assessoria)