Assembleia toma posse e reelege Traiano presidente
Com a Assembleia Legislativa do Paraná lotada, tomaram posse na tarde desta sexta-feira (1º) os 54 deputados estaduais eleitos para a 19ª Legislatura. Ao final, foi feita a eleição da nova meda diretora da Casa, com a manutenção de Ademar Traiano como presidente.
O ato solene contou com a presença de inúmeras autoridades, como o governador Ratinho Júnior; o vice-governador Darci Piana, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Renato Braga Bettega; o presidente eleito do Tribunal de Justiça, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira; o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia; o comandante da 5ª Divisão de Exército, general de Divisão Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; o reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Gilberto Ferreira; e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Nestor Baptista,
Ratinho Júnior disse que se sentida especialmente feliz por participar do histórico evento e lembrou que a Assembleia Legislativa, mantendo sua independência e tendo um trabalho próximo com o Poder Executivo e com sua agenda pelo Paraná, é uma instituição fundamental para consolidar o esse trabalho em benefício dos paranaenses.
Durante a sessão preparatória o deputado Plauto Miró proclamou a relação dos eleitos em outubro do ano passado. Em seguida o deputado Ademar Traiano convocou-os a prestar o compromisso solene ratificando, um a um, em pé e segundo ordem alfabética.
RENOVAÇÃO
Dentre os 54 parlamentares empossados, 20 foram eleitos para seu primeiro mandato no Legislativo estadual, 33 foram reconduzidos e a deputada Luciana Rafagnin está voltando após um hiato de quatro anos. Finda a prestação de compromisso, foram lidos os requerimentos apresentados pelos deputados Guto Silva e Marcio Nunes solicitando, em conformidade com o art. 104, inciso 3º, do Regimento Interno da Casa, licença do mandato para assumir cargos no Poder Executivo: Guto a chefia da Casa Civil e Nunes a Secretaria de Meio Ambiente.
Devido a isto, foram chamados a prestar compromisso e ocupar suas vagas a deputada Cantora Mara Lima e o deputado Hussein Bakri, que assumirá a Liderança do Governo na Assembleia.
REELEIÇÃO
Antes do encerramento da solenidade de posse, foi submetido ao plenário requerimento antecipando a segunda sessão preparatória da 19ª Legislatura para sequência imediata à sessão inaugural, visando a eleição da nova mesa para o período 2019/2020. E não houve surpresas, pois Ademar Traiano foi reeleito presidente encabeçando chapa única. Ele recebeu 48 votos, pois os cinco deputados se abstiveram e Boca Aberta Júnior votou contra.
Além de Traiano, integram a nova mesa Luiz Claudio Romanelli (1º secretário), Gilson de Souza (2º secretário), Marcel Micheletto (3º secretário), Gilberto Ribeiro (4º secretário), Nelson Luerson (5º secretário), Plauto Miró Guimarães Filho (1º vice-presidente), Tercílio Turini (2º vice-presidente) e Requião Filho (3º vice-presidente).(Foto: Nani Góis/Alep)