Sebrae vai fazer sua estreia levando ideias de inovação
O Sebrae/PR vai levar soluções para empreendedores de micro e pequenas empresas no Show Rural Digital, uma nova atração da 31ª edição do Show Rural Coopavel que tem como foco trabalhar inovação e tecnologia para o agronegócio.
O consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso, adianta que o espaço será um ambiente de inovação e networking para empresas e pessoas. "Empreendedores do campo e da cidade, bem como profissionais de múltiplas áreas estarão em contato para pensar os desafios do agronegócio. A cooperação entre produtores rurais, startups, designers, especialistas em TIC, ciências agrárias e veterinárias projeta novas oportunidades de parcerias e negócios, com foco em soluções para os problemas", pondera.
Para o coordenador do Show Rural Digital, José Rodrigues Neto, o espaço contribuirá para fomentar a inovação no campo. "O Show Rural Coopavel é uma feira de vanguarda, que tem na sua essência o repasse do conhecimento ao homem do campo. Por isso, não podia ficar à margem de todas as mudanças que estão ocorrendo no mundo do agronegócio. A ideia é movimentar o ecossistema da região oeste do Paraná e colocar Cascavel no cenário do empreendedorismo e inovação", enfatiza.
ATRAÇÕES
Entre os destaques do Show Rural Digital, está a Carreta de Negócios, um espaço destinado para que os visitantes se aproximem da estratégia do Sebrae/PR de desenvolvimento dos Ecossistemas de Inovação da região oeste. Nesse espaço haverá apresentações, debates e exposições de produtos, estratégias e ferramentas que visam aumentar a produtividade de pequenos negócios por meio da inovação e tecnologia.
Outra atração será a Arena do Hackathon, uma maratona de programação realizada de 4 e 6 de fevereiro. Com o tema "A tecnologia e inovação como fatores de desenvolvimento de produtividades sustentável do agronegócio", objetiva conectar produtores e agroindústrias por meio do desenvolvimento de protótipos, softwares e outros projetos, que possam ser aplicados ou desenvolvidos para esse objetivo.
Outra ação do Show Rural Digital será a vila de startups, que contará com mais de 50 empresas apresentando produtos, serviços e ideias para o cenário agro. "A lógica da união de equipamentos físicos (hardware) com programas (software) na nuvem está permeando todas as indústrias. Da saúde ao entretenimento. Com o agronegócio não será diferente. Temos visto a diferença em produtividade, eficiência, segurança e principalmente em novos modelos de negócios até então inexistentes. É um novo mundo que não conhecemos", finaliza o consultor.