Passando o "Roldo"
Figura bem conhecida apenas da imprensa e dos que tinham trânsito livre no Palácio Iguaçu na época de Beto Richa, Deonilson Roldo só deve estar dormindo com uma boa dose de Rivotril. E não por acaso, pois é ele quem aparece em uma gravação de fevereiro de 2014 falando a Pedro Roche, da construtora Contern, sobre um "compromisso" para que a Odebrecht vencesse a licitação da PR-323, no Noroeste paranaense, um negócio de R$ 7 bilhões para concessão de pedágio e duplicação de 207 km e que teria rendido R$ 2,5 milhões de caixa 2 para a campanha do governador naquele ano. Ciente do peso da caneta do juiz Sérgio Moro, para quem o STJ remeteu o processo nesta semana, Roldo sabe o que o espera, e que a sua atuação nos porões palacianos pode comprometer a solidez da candidatura de Richa ao Senado.
Frases
Na conversa, revelada com exclusividade pela revista IstoÉ e depois da qual o Grupo Bertin desistiu de um projeto que levou dez meses para preparar, Roldo diz ao menos duas frases altamente comprometedoras: "A gente tem um compromisso nessa obra aí. Queria ver até onde a gente pode entrar para que esse compromisso não seja desrespeitado", e "o grupo tem uma negociação com a Copel em andamento. Então a gente queria ver em paralelo esses negócios?"
Outro lado
Ouvido pela IstoÉ, Roldo afirmou ter dito que "o governo tinha um compromisso com a região" (Noroeste do Paraná) e acusou quem fez a gravação (o Ministério Público Federal) de ter vazado trechos editados. Já o Grupo Contern emitiu nota dizendo que "em nenhum momento recebeu sinais de que o referido processo licitatório estaria direcionado para uma ou outra determinada construtora".
Unindo forças...
Na reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira, realizada na quinta-feira e que teve a participação da governadora Cida Borghetti, foram definidas novas ações a serem desenvolvidas em conjunto pelos diferentes organismos policiais para combater a criminalidade na faixa que vai de Foz do Iguaçu a Guaíra.
...pela segurança
"É isso que discutimos na reunião, além de organizar e dar direcionamento aos trabalhos", revelou o secretário da Segurança Pública, Júlio Reis. Criado em 2011 pelo governo federal, o Gabinete de Gestão integra forças de segurança federais, estaduais e municipais.
Mesmo?
As estatais brasileiras melhoraram em 70% a performance de governança nos últimos seis meses, segundo informou ontem o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, ressaltando que as empresas analisadas passaram de uma média geral de 4,08 para 6,93 pontos no período. Faltou explicar que "milagre" foi feito para isso acontecer. Se é que de fato aconteceu!
* Pílulas
* Desde a metade da semana a chamada grande mídia dedica generoso espaço à revelação da CIA de que Ernesto Geisel ordenou pessoalmente a execução de adversários do regime militar, como se ninguém imaginasse isso. * Parece coisa plantada a partir das fortes declarações públicas feitas recentemente por altas fontes das Forças Armadas e que fizeram com que o Supremo Tribunal Federal não desse salvo conduto a alguns dos maiores corruptos da atualidade. * Secretaria Municipal de Educação e Unioeste estão selando parceria para realizar, no fim de agosto, o 1º Seminário de Educação do Campo em Cascavel. * Audiência pública já marcada para 7 de junho próximo vai debater em detalhes a renovação do contrato do transporte coletivo urbano de Toledo. * Na fronteira, o vereador Elizeu Liberato está propondo um estudo sobre a possibilidade de que 5% da arrecadação da Foztrans sejam investidos em campanhas de conscientização e educação para o trânsito.