Brasil continuará exportando frango para a Arábia, diz ABPA
A ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) emitiu nota oficial confirmando que cinco plantas frigoríficas brasileiras (dentre elas as da BRF e da JBS) foram desabilitadas da lista de exportadores de carne de frango para a Arábia Saudita.
A entidade ressalta, no entanto, que a Arábia Saudita "mantém a autorização de exportação de 25 plantas frigoríficas de carne de frango brasileira" e que "atualmente, 58 plantas são habilitadas pelo Ministério da Agricultura brasileiro a exportar, mas somente 30 destas embarcam produtos efetivamente".
"A ABPA está em contato com o Governo Brasileiro para que, em tratativa com o Reino da Arábia Saudita, sejam solvidos os eventuais questionamentos e incluídas as demais plantas. Além disto, as plantas que hoje não estão habilitadas contarão com o apoio do Ministério para obter a autorização para exportar a este mercado", ressalta a nota.
O posicionamento da ABPA ocorreu após publicação da Folha de S. Paulo, que cogitou a possibilidade de o descredenciamento ter sido determinado como represália à decisão do Governo Bolsonaro de mudar a embaixada do Brasil em Israel para Tel Aviv, o que não foi confirmado por nenhuma autoridade árabe. (Foto: Revista Globo Rural)