Programa torna Maripá modelo de atendimento na área de saúde
Uma ação da pequena de Maripá, no Oeste paranaense, é fonte de inspiração até para grandes cidades sobre como prestar um atendimento humanizado à população. Lá, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu um sistema próprio para registro das informações dos usuários do SUS que já começa a ser copiado por outros municípios. Atendimentos médico, de enfermagem, fisioterapêutico, de nutrição, psicologia, farmácia, Pronto Atendimento 24 horas e todos os demais setores usam o mesmo sistema de informação. Os dados são compilados para que quando o paciente vai a uma consulta em qualquer UBS, todos os profissionais conheçam quais medicamentos utiliza e quais tratamentos já realizou, dados que auxiliam caso o usuário não saiba todas as informações solicitadas.
Um grande problema que a saúde enfrenta, em todas as cidades, é que muitos moradores mudam de endereço com frequência, trocam o número de telefone, ou mesmo informam telefones de terceiros para contato. É neste momento que o banco de dados disponível auxilia os profissionais a terem acesso ao histórico do paciente.
Maripá realizou no final de 2017 um recadastramento dos usuários, com pontos de coleta de informações no Centro de Saúde de Maripá e na Clínica da Família, onde este serviço é disponível todos os dias. (Foto: Divulgação)