Unioeste é destaque no principal ranking universitário do mundo
O ranking universitário mais influente do mundo, o Times Higher Education (THE), publicou nesta terça-feira (15) a classificação do Emerging Economies University Rankings 2019. Foram avaliadas instituições de ensino superior de 52 países classificados pelo indicador FTSE Russell como emergentes avançados, emergentes secundários ou de fronteira.
A Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) manteve a posição obtida em 2018, ou seja, está em 351 no Ranking geral de Economias Emergentes 2019 e, de forma inédita, obteve a posição de +601 na área ciências da vida (World University Rankings 2019 by subject: life sciences). Dividem a mesma posição geral com a Unioeste as também paranaenses UFPR (Universidade Federal do Paraná), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), PUC (Pontifícia Universidade Católica) e UEM (Universidade Estadual de Maringá).
Os Rankings Universitários do THE são os únicos que avaliam o desempenho das principais missões das universidades: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e internacionalização. Os indicadores de desempenho são agrupados em cinco áreas: Ensino 30% (o ambiente de aprendizagem); Pesquisa 30% (volume, renda e reputação); Citações 20% (influência da pesquisa); Internacionalização 10% (staff, estudantes e pesquisa); e Renda da indústria 10% (transferência de conhecimento).
Para a equipe da Assessoria de Relações Internacionais da Unioeste, formada pelos professores Pery Francisco Assis Shikida, Rafael Mattiello e Gabriela Daiana Christ, os rankings não resumem uma universidade, mas contribuem para a avaliação do que é preciso fazer para melhorar, são instrumentos de gestão e devem ser levados em consideração na formulação de políticas e/ou regulamentos.