Ministro defende PPPs e elogia papel da Itaipu no setor turístico
Em Foz do Iguaçu para participar das comemorações do 80º aniversário do Parque Nacional do Iguaçu, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que o modelo de gestão do PNI é um exemplo de parceria entre os setores público e privado que deu certo e deve ser levado para todo o Brasil. Ele também elogiou o papel de Itaipu Binacional na promoção do turismo, do desenvolvimento socioeconômico e na conscientização ambiental.
"O Parque Nacional do Iguaçu é um grande atrativo turístico para o Brasil e demonstra a eficiência da parceria público-privada: o poder público dá as condições [necessárias] e o setor privado desempenha bem os serviços", afirmou ele após longa conversa com o diretor-geral da Itaipu, Marcos Stamm.
"O turismo concorre em várias frentes: divulgação de riquezas, conscientização ambiental, desenvolvimento econômico, e esse é um grande trabalho que se faz na Itaipu", disse Salles, que também destacou a principal missão da empresa, recordista mundial na produção de energia limpa e sustentável. "Sem energia o Brasil não se desenvolverá".
RATINHO JUNIOR
Também presente ao ato, Ratinho Junior acrescentou que o modelo de concessão do Parque Nacional do Iguaçu mostra que é possível conciliar a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e de renda.
No seu primeiro evento público desde que assumiu o cargo, no dia 1º, o governador antecipou dois programas que pretende lançar em breve: o Viaja Paraná, para estimular os paranaenses a conhecer os atrativos turísticos do Estado, e o Destino Paraná, com foco em viajantes de outras regiões do Brasil e do exterior.
"Nosso objetivo é fazer do turismo do Paraná uma vocação forte, estratégica, para que possamos gerar riqueza, emprego, e para que o nosso Estado se desenvolva. E as Cataratas do Iguaçu são o nosso cartão postal", salientou.
Ratinho Junior defendeu ainda a necessidade de ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e a duplicação d a Rodovia das Cataratas. "Se Foz é o segundo destino turístico do Brasil para viajantes do exterior, não é lógico não ter um aeroporto adequado e uma rodovia duplicada", disse. "Vamos trabalhar neste sentido", concluiu. (Foto: Divulgação)