Novo comandante da PM do PR fez treinamento nos EUA
Um curso de ações táticas de policiamento de choque no estado da Virgínia (EUA) é uma espécie de "cereja do bolo" do currículo do coronel Péricles de Matos, empossado na manhã desta terça-feira (8) como novo comandante-geral da Polícia Militar do Paraná em substituição à também coronel Audilene Dias Rocha, a primeira mulher a ocupar a função nos 163 anos de existência da PM. Ele também fez o curso de especialização SWAT/GATE e o curso de explosivos na Geominas.
A cerimônia de troca de comando foi realizada na Academia Policial Militar do Guatupê, que fica em São José dos Pinhais, na região Metropolitana de Curitiba, e contou com a participação do governador Ratinho Junior e do vice Darci Piana, além do presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, e do secretário da Segurança Pública, general Luiz Felipe Kraemer Carbonell.
INDEFINIÇÃO
O único cargo da nova cúpula da PM paranaense que ainda está em aberto é o do 5º Comando Regional, que tem sede em Cascavel e coordena as ações da corporação nos 94 municípios das regiões Oeste e Sudoeste. "Ainda não há um nome definido para assumir, tudo é avaliado com cautela, baseado nos currículos de cada oficial", afirmou o secretário Luiz Felipe Kraemer Carbonell durante o ato desta manhã.
Há alguns nomes em vista, mas a questão está sendo analisada de forma ainda mais criteriosa diante do ocorrido na semana passada, quando o governador Ratinho Junior não aceitou o nome do coronel Nivaldo Marcelos da Silva depois da repercussão do fato de este estar respondendo a processo interno sob acusação de facilitar o contrabando e o descaminho na fronteira com o Paraguai. (Foto: José Fernando Ogura/ANPR)