Saiba o que é preciso conferir na compra do material escolar
O Ipem-PR (Instituto de Pesos e Medidas do Paraná) alerta pais e responsáveis para que fiquem atentos na compra do material escolar, já que mais um ano letivo está para começar. É fundamental observar se os produtos possuem o Selo de Identificação da Conformidade, que atesta que eles atendem requisitos de segurança previstos nos regulamentos do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
"A presença do Selo do Inmetro nos artigos escolares tem o objetivo de evitar acidentes que possam colocar em risco a segurança de crianças. Além disso, deve constar a faixa etária ao qual se destina o produto", explica o gerente de Fiscalização do IpemPR, Roberto Tamari.
O Inmetro, através da Portaria n°262 de 2012, determinou 25 produtos que devem seguir as normas estabelecidas neste regulamento, incluindo os itens importados. A justificativa é a presença de substâncias tóxicas de materiais que possam ser levados à boca ou com o risco de serem ingeridas e/ou inaladas, com bordas cortantes, ou a presença de pontas perigosas.
O QUE OBSERVAR
Além do Selo de Identificação da Conformidade, que deve estar afixado na embalagem ou diretamente no produto, na hora da compra devem ser levadas em conta se o selo do Inmetro está próximo do produto no caso de material vendido a granel, como lápis, borrachas, apontadores e canetas. O Ipem-PR também orienta que a aquisição não seja feita no comércio informal, pois não há garantia de procedência. Em caso de irregularidades, o comprador deve denunciar à Ouvidoria do Ipem-PR: 0800 645-0102, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou pelo site www.ipem.pr.gov.br, no link "Ouvidoria".