Em um ano considerado ruim, cooperativas do PR crescem 19%
Em 2018, as cooperativas paranaenses faturaram 83,5 bilhões de reais, um crescimento de 18,9% em relação a 2017. O crescimento impressiona em um ano marcado pela greve dos caminhoneiros, com o PIB brasileiro devendo crescer algo entre 1,2% e 1,5% e o setor agropecuário tendo uma pequena retração na comparação com o ano anterior.
"Somente no nosso setor o prejuízo foi de 1 bilhão de reais. Porém, mesmo com todas as dificuldades vivenciadas no ano de 2018, o cooperativismo paranaense mantém firme sua estratégia de desenvolvimento, com planejamento e novos investimentos", disse o presidente José Roberto Ricken (foto), da Ocepar, conforme reportagem de Guilherme Voitch na revista Veja.
Juntas, as cooperativas paranaenses contam com um pequeno exército de 1,8 milhão de cooperados que geram 93.638 empregos diretos. Há dez anos, eram pouco mais de 500 mil cooperados com 52 mil funcionários. O sistema Ocepar congrega cooperativas de saúde, educacionais e de crédito. A grande força porém, ainda, reside nas cooperativas agropecuárias.
"As cooperativas paranaenses agrícolas criaram um modelo único que une a qualidade do produtor com profissionalização da gestão e força política por meio da Ocepar. Esse modelo foi replicado e hoje por exemplo as cooperativas de crédito crescem a níveis chineses", explica Alex Antonio Ferraresi, coordenador do mestrado de Gestão em Cooperativas da PUC-PR. "O diferencial é que as cooperativas de crédito tornam-se parceiras financeiras para as cooperativas agrícolas", complementa Ferraresi. (Foto: Veja)