Cascavelense Eder Bublitz é mantido na direção da Ceasa
Confirmando o que o Alerta Paraná adiantou ainda na semana passada, o cascavelense Eder Bublitz continuará integrando a cúpula diretiva da Ceasa-PR. Ele continuará como diretor técnico e será o braço direito do presidente Richard Golba, anunciou Norberto Ortigara ao ser empossado como secretário de Agricultura do Governo Ratinho Junior. Antes de se mudar para Curitiba para integrar a direção da Ceasa no governo passado, Bublitz havia chefiado o escritório regional da Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento) em Cascavel.
No mesmo ato, Ortigara também anunciou os demais nomes que integrarão sua equipe administrativa na Seab. Rubens Niederheitmann será o diretor-geral, Vera da Rocha Zardo a chefe de gabinete, Paulo Roberto Meira o assessor técnico de gabinete, Salatiel Turra o diretor do Deral, Richardson de Souza o diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável, Márcia Stolarski a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, José Tarciso Fialho o diretor do Departamento de Florestas e Plantas, Natalino Avance de Souza o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural, Rafael Fuentes Llanillo o diretor de pesquisas, Nelson Harger o diretor de extensão rural, Solange Maria da Rosa Coelho a diretora de agroecologia, Debora Grimm a diretora de engenharia rural, Diniz Doliveira o diretor administrativo e financeiro, Otamir Cesar Martins o presidente da Agência de Defesa Agropecuária, Manoel Luiz de Azevedo o diretor geral da defesa agropecuária, Adalberto Luiz Valliati o diretor administrativo da defesa agropecuária, Paulo Danova o diretor agrocomercial da Ceasa e João Luiz Buso o aidretor de administração e finanças da Ceasa.
REESTRUTURAÇÃO
No mesmo ato, Ratinho Junior e Norberto Ortigara confirmaram a reestruturação administrativa da Seab e empresas vinculadas, para atender ao propósito de reduzir a máquina pública e torná-la mais eficiente. "O objetivo é imprimir agilidade, eficiência e menos burocracia ao sistema de Agricultura", afirmou Ratinho, explicando que a ideia é modernizar as empresas sob uma única gestão, conforme modelo que está sendo estudado pela Fundação Dom Cabral.
Na área da agricultura deve haver a fusão das empresas vinculadas de assistência técnica e pesquisa agrícola como Iapar (Instituto Emater, Instituto Agronômico do Paraná) e Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, além da Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná).
Segundo Ortigara, a fusão vai fortalecer as áreas de assistência técnica e de pesquisa e também o trabalho da Codapar. "Uma empresa que tem rigidez competitiva e que precisa ser modernizada para atuar com mais eficiência na adequação de estradas rurais", afirmou. "Nesse processo vamos chegar a uma proposta de consenso, ouvindo a sociedade e os servidores. Os tempos atuais impõem mudanças para um estado eficiente e nesse contexto que estamos estudando essa reforma", acrescentou. (Foto: Arquivo Seab)