Implantação do Programa Nacional de Solos vai começar pelo Paraná
O Paraná será o primeiro estado brasileiro a implantar o Pronasolos (Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos), que se destina a adequar uma estrutura de pesquisa para aumentar o nível de conhecimento dos solos brasileiros.
O programa vai possibilitar a governança por parte do poder público, valorizar o manejo sustentável dos recursos naturais, com destaque para o solo, o que permitirá ao País um desenvolvimento agropecuário ordenado e de longo prazo.
No Paraná, está sendo possível antecipar o calendário das ações do Pronasolos graças à parceria entre a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, a Embrapa Florestas (que conduzirá o programa Estado), a Itaipu Binacional, secretarias de estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Meio Ambiente, Iapar, IAP e ITCG.
Após um ano sendo estruturado, o Pronasolos entra em nova fase, que é a de coleta de material (solos e vegetação) para análise, que será iniciada no segundo semestre deste ano. A meta é gerar informações e criar condições para a redução da escala dos mapas atuais, que permita ampliar a visualização para melhor planejamento da propriedade rural.
PELO OESTE
Os trabalhos serão iniciados pela região Oeste, na faixa que vai de Toledo a Foz do Iguaçu e é delimitada na bacia hidrográfica do Paraná III. Porém, o objetivo é mapear o Estado todo, dividido em seis módulos regionais, informou Debora Grimm.