Desenvolvimento regional foi o principal foco da Itaipu em 2018
Sem alarde, a Itaipu Binacional aumentou em 2018 sua participação no desenvolvimento regional e no apoio aos projetos comunitários. Durante todo o ano, a parceria com os municípios mais próximos da hidrelétrica foi potencializada e a ação em favor do desenvolvimento econômico de toda a fronteira culminou com o apoio à construção da segunda ponte Brasil-Paraguai em Foz do Iguaçu, uma reivindicação de décadas. "É uma obra que beneficiará todo o Mercosul", destacou o diretor-geral brasileiro Marcos Stamm.
"Atuamos em favor do desenvolvimento, sem esquecer nossa missão de continuar gerando com eficiência energia para o Brasil e o Paraguai", disse ele, acrescentando que a preocupação com o meio ambiente sempre esteve presente no dia a dia da empresa. Como exemplo disso, citou a participação da binacional na implantação da eletrovia entre Paranaguá e Foz do Iguaçu para abastecer veículos elétricos nos eletropostos. "Itaipu é um agente do desenvolvimento voltado para a proteção ambiental", concluiu Stamm.
ABRANGÊNCIA MAIOR
Um dos pontos altos do novo modelo de gestão foi a ampliação dos investimentos, antes feitos basicamente na região lindeira ao lago, para todos os municípios de abrangência da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). Cascavel, por exemplo, se beneficiou diretamente dessa nova política com a destinação de um grande volume de recursos, como R$ 12 milhões para recuperação e modernização de estradas rurais e R$ 13,6 milhões para construção do parque linear do Córrego Bezerra, que vai beneficiar quase 70 mil moradores da região do Bairro Santa Cruz. (Foto: Assessoria Itaipu)