Mais dois cascavelenses no 1º escalão do Governo Ratinho
A partir de 1º de janeiro, o vice-prefeito Jorge Lange será o presidente da Cohapar e Claudio Stabile será o presidente da Sanepar, duas das principais estatais paranaenses. O anúncio oficial foi feito no fim da manhã desta quinta-feira (20) por Ratinho Junior, que escalou assim mais dois cascavelenses para integrarem o time de primeiro escalão de seu governo - ontem ele já havia anunciado o advogado Valdemar Bernardo Jorge como secretário do Planejamento.
Lange pertence ao mesmo partido do governador (PSD) e já tem experiência na área habitacional, pois atuou na construção civil durante todo o período entre as eleições de 2012 (quando concorreu à Prefeitura de Cascavel e terminou em terceiro, com mais de 24 mil votos) e 2016 (quando se elegeu vice de Leonaldo Paranhos).
Natural de Querência do Norte (PR), ele chegou em Cascavel em 1967, com apenas 7 anos de idade, e graduou-se em Ciências Contábeis pela antiga Fecivel (hoje Unioeste). Na política, também foi braço direito de Eduardo Sciarra durante todo o período em que este permaneceu como deputado federal.
STABILE
Nascido na capital de São Paulo e cascavelense por opção, Claudio Stabile é formado em Direito pela Univel e pós-graduado pela Escola da Magistratura. Sua atuação na vida pública começou na administração do ex-prefeito Lisias de Araújo Tomé, na qual ocupou os cargos de presidente do IMPC e secretário de Finanças.
Stabile está com Ratinho Junior há um bom tempo, tendo ocupado o cargo de diretor administrativo-financeiro do Paranacidade na gestão do futuro governador à frente da Sedu (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano) e permanecido na função até a renúncia de Beto Richa para concorrer ao Senado.
OUTROS NOMES
Ratinho Junior também anunciou os nomes que faltavam em seu secretariado, que terá apenas 13 pastas contra as 28 atuais. O deputado estadual Márcio Nunes assumirá a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Norberto Ortigara voltará à Secretaria de Agricultura, pasta que ocupou no Governo Beto Richa; o ex-ministro Reinhold Stephanes será o novo secretário de Gestão Pública; o atual prefeito de Apucarana, Beto Preto, será o novo secretário de Saúde, e o ex-diretor executivo do Shopping Total, Eduardo Bekin, será o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento. (Foto: Arquivo)