Universidades estaduais do PR estão entre as melhores do País
As sete universidades estaduais do Paraná mantiveram o bom desempenho na avaliação do Ministério da Educação, divulgada nesta semana e que indica a qualidade do ensino superior brasileiro. Cinco ficaram com conceito 4 e duas com conceito 3, em uma escala que vai de 1 a 5.
De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC, a UEL (Universidade Estadual de Londrina) é a mais bem colocada entre as sete, ocupando a 23ª colocação entre as 2.066 universidades brasileiras avaliadas e a 21ª posição entre as públicas. A nota da UEL subiu de 3,66 para 3,68 de um ano para outro.
A UEM está em 27ª lugar entre todas as universidades brasileiras avaliadas e em 6º entre as estaduais. A universidade maringaense obteve pontuação 3,58, o que a classifica na faixa 4, conceito que mantém desde 2007.
Das 195 universidades públicas avaliadas, a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) ficou no 28º lugar, obtendo nota quatro e o 34º lugar, seis posições à frente do ranking anterior.
As universidades do Oeste (Unioeste) e de Ponta Grossa (UEPG) mantiveram o conceito 4 e as do Norte do Paraná (UENP) e a Estadual do Paraná (Unespar) mantiveram o conceito 3. (Foto: Arquivo AENPR)