Família mineira quebra recorde de visitação ao Parque Nacional
A 13 dias do fim de 2018, o turismo de Foz do Iguaçu alcançou ontem (18) o melhor movimento de todos os tempos. Uma família de Ipatinga (MG) foi a protagonista da quebra de recorde de visitação no Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu. A marca de 1.788.922 visitantes do ano passado foi superada por Miriam Borguignon (1.788.923).
Por conta disso, ela, o marido Glaucio e as filhas Raquel e Maria Nicole foram recebidos com festa no Centro de Visitantes por funcionários, moradores, turistas, autoridades do turismo, representantes da concessionária Cataratas S/A e do ICMBio. Além disso, a família recebeu brindes e fez de graça todos os passeios dentro da unidade de conservação.
A família Borguignon faz parte dos 946.258 brasileiros que passaram pela unidade de conservação neste ano, de acordo com o ranking de visitação contabilizado pelo ICMBio. Argentinos, paraguaios, franceses, norte-americanos, alemães, espanhóis, ingleses, chineses e peruanos completam a lista das nacionalidades que mais visitam o PNI.
De acordo com o gerente da Cataratas S/A, Adelio Demeterko, a superação da marca tem um significado especial para o turismo local. "O crescimento no volume de visitação é o reconhecimento do esforço e da dedicação das instituições públicas e privadas do setor, com apoio dos profissionais que atuam na área de preservação ambiental. O recorde mostra que é possível aliar conservação do meio ambiente e desenvolvimento turístico", observa ele. (Christian Rizzi)