Frangão e Walter vão ajudar Arruda a reorganizar o MDB
Eleito neste sábado (15) como novo presidente do MDB do Paraná, o deputado federal João Arruda vai começar pelos municípios a reestruturação do partido com a meta de ter candidatos a prefeito na maioria das cidades. Ele foi escolhido junto com um diretório que reúne líderes novos históricos, dentre eles os ex-presidentes Nivaldo Kruger, Milton Buabssi, Dobrandino da Silva, Renato Adur e Waldyr Pugliesi.
A chapa de consenso também conta com os deputados federais Hermes Frangão Parcianello e Sergio Souza, os deputados estaduais Anibelli Neto, Nereu Moura e Requião Filho, prefeitos, ex-prefeitos e vereadores de todo o Estado. Walter Parcianello, irmão de Frangão, também faz parte do grupo.
O trabalho inicial de Arruda e da Comissão Executiva será a organização do partido nas cidades. Há alguns anos, o antigo PMDB chegou a ter diretórios eleitos nos 399 municípios paranaenses, um feito único. Hoje, conta com 70 prefeitos. "Com essa base, vamos incentivar o lançamento de candidaturas próprias em todas os municípios, principalmente nas grandes cidades", disse Arruda. O partido também vai começar desde já a formação de chapas completas, já que 2020 é a primeira eleição sem coligação proporcional, no caso, para vereadores.
NOVOS QUADROS
De acordo com João Arruda, a nova direção do partido vai percorrer o Paraná na organização dos diretórios municipais ao mesmo tempo em que elabora programas para as cidades com base nas experiências bem-sucedidas do MDB e em novos conceitos de governança. "Nós precisamos reorganizar o partido no Paraná. E em nível nacional, exatamente pelo que vivemos na última eleição, que foi muito nacionalizada, é preciso também de uma estruturação".
"Novos quadros, novos nomes. O MDB precisa, apesar de sua história, de sua trajetória em defesa da democracia que é muito bonita, nascer de novo, diria. Precisa recomeçar com novos nomes, com novas pessoas. Então, não é por este motivo que nós vamos nos afastar do partido", afirmou.
Em sua campanha a governador em 2018, João Arruda pode conhecer com profundidade e propor políticas para o Estado e para as cidades. Seu programa de governo foi destaque no meio de campanhas milionárias por suas propostas de fortalecimento da gestão e políticas públicas voltadas à população que mais necessita.
A NOVA EXECUTIVA
Além de João Arruda na presidência, a nova executiva do MDB paranaense tem Anibelli Neto como 1º vice, Nereu Moura como 2º vice, Walter Parcianello como 3º vice, Requião Filho como secretário geral, Isaías Decker como secretário adjunto, Daniele de Mello e Silva como tesoureiro e Paulo Furiatti como tesoureiro adjunto. Os vogais titulares são Roberto Requião, Sérgio Souza, Junior Weiller e Nelo Morlotti e os suplentes, Angelo Andreatta, Gerson Colodel, Beto Lunitti e Roberto Balico. (Foto: Divulgação)