Projeto de Céu Azul vence o prêmio Empreendedor Rural
Os três primeiros colocados Programa Empreendedor Rural 2018 foram revelados no Encontro de Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais realizado nesta sexta-feira (14), na Expotrade Pinhais, na região Metropolitana de Curitiba. Os autores receberão como prêmio uma viagem técnica internacional em 2019, com a finalidade de conhecer a realidade produtiva de outros países. Promovido pelo Sistema Faep/Senar-PR em parceria com Sebrae-PR e Fetaep, o programa incentiva o empreendedorismo rural e oferece suporte ao desenvolvimento de projetos de negócios para as propriedades.
O projeto classificado em primeiro lugar tem a autoria dos irmãos André e Adriano Facin, do município de Céu Azul, na região Oeste. Intitulado "Melhoria nos custos de produção da atividade de frango de corte", ele é um modelo para melhorar a produtividade e ampliar a renda familiar.
Além da instalação de um novo aviário com capacidade de produção de 120 mil aves por ano, o projeto prevê a utilização de cavacos de madeira para queima com vistas à obtenção de energia de forma sustentável. A ideia é utilizar recursos renováveis e com baixos custo e risco ambiental. "Não esperávamos. Estamos muito felizes, pois foi um trabalho árduo e muito bacana", comemorou Adriano.
OUTROS PREMIADOS
A segunda colocação ficou com outra dupla de irmãos, Criz Renê e Roni Clei Zanovello, de Guarapuava, na região Centro-Sul, com o projeto "Desenvolvimento de um sistema integrado de produção agropecuária aplicado ao Sítio Zanovello", destinado a diversificar as atividades agropecuárias da propriedade e profissionalizar os serviços realizados. Uma das propostas é a introdução de um sistema integrado de produção, fazendo a recuperação das áreas degradadas e otimizando as áreas improdutivas.
E a terceira colocação ficou com o projeto "Produzir batata-doce irrigada - Realizando um sonho em família" de Aline Almeida Borges, de Rondon, no Noroeste. A ideia é estruturar a produção de batata-doce, aumentando a produtividade e melhorando a qualidade por meio de técnicas de irrigação. Uma das grandes vantagens do trabalho é a falta de concorrência na produção na região. (Foto: Assessoria Faep)