Energia para agricultores do PR continuará até 60% mais barata
A Assembleia Legislativa concluiu a votação do projeto que garante a manutenção e torna a Tarifa Rural Noturna um programa de governo, beneficiando mais de 12 mil famílias de produtores do Paraná. A iniciativa, do líder da bancada do PSD, deputado Márcio Nunes, garante desconto de até 60% na energia elétrica consumida das 21h30 às 6h da manhã. O projeto segue agora para sanção governamental.
Criado pela Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica), o programa seria encerrado no fim deste mês e sua manutenção beneficia empreendedores da avicultura, suinocultura e pecuária de leite, entre outras atividades características da zona rural. "O fim desse programa iria prejudicar todos os produtores, principalmente os avicultores de corte do Paraná, já que esse insumo representa 20% do custo da produção", destacou Marcio Nunes.
O parlamentar lembra que o número de inscritos no programa praticamente dobrou nos últimos três anos. "Esta participação crescente mostra a importância da Tarifa Rural Noturna. Somente em 2017, aproximadamente 500 produtores optaram pela medição diferenciada da energia utilizada no horário noturno", revelou.
O presidente da Faep (Federação da Agricultura do Paraná), Ágide Meneguette, cobrou recentemente apoio dos deputados para aprovação da proposta. "O término da Tarifa Rural Noturna irá pesar negativamente em diversas atividades do campo, podendo até inviabilizar algumas", destacou ele na ocasião. O projeto segue agora para sanção governamental. (Foto: AviNutri)