Paraná deu salto importante na segurança pública, diz secretário
Ao participar como convidado especial da última reunião empresarial de 2018 da Acic, na noite de ontem (13), Júlio Reis, único representante de Cascavel no secretariado de Cida Borghetti, disse que o Paraná avançou bastante na área da segurança pública.
Ao fazer um balanço de seus nove meses à frente da secretaria, ele pontuou que a segurança está no anseio de toda a sociedade e essa é uma das ações com os serviços mais universais, porque alcançam a todos, indistintamente. O Paraná, afirmou, conta hoje com corporações entre as mais organizadas e aparelhadas do País, e mesmo na região Oeste, área de risco pela proximidade com o Paraguai e a Argentina, os resultados são muito bons. "E isso se deve também à unidade das forças policiais, que se reúnem, dialogam e trabalham juntas", afirmou.
Reis lembrou que há não muito tempo Cascavel chegou a registrar 250 homicídios em um único ano, número que caiu para apenas 25 nos primeiros seis meses de 2018. "Essa redução resulta de um amplo e articulado trabalho dos comandos e das polícias. Aqui está um dos maiores índices de elucidação de crimes do mundo, na casa dos 85%", destacou, ressaltando que a tendência é de índices ainda melhores no futuro. "A presença de Sérgio Moro no Ministério da Justiça também será uma oportunidade de melhorias", ressaltou.
PROJETOS
O índice de homicídios registrados nos últimos anos no Estado está em queda em praticamente todas as cidades. Curitiba registra agora o menor dos últimos 11 anos. O Paraná também passa a contar com uma força específica de combate à corrupção e com um centro integrado de inteligência. Estão em atividade três colégios militares e outros dois entrarão em funcionamento no ano que vem. O delegado-chefe da 15ª SDP, Nagib Nassif Palma, ressaltou os trabalhos de Júlio à frente da Secretaria e disse que não é comum um delegado, que é um técnico da área, assumir um posto tão estratégico.
Também presente à reunião, o prefeito Leonaldo Paranhos disse que o empenho de pessoas como Reis contribui para avanços determinantes. Ele agradeceu e desejou sucesso ao secretário, que deixa a função em primeiro de janeiro de 2019, com a posse do novo governo. Os presidentes da Acic, Edson José de Vasconcelos, e da Caciopar, Alci Rotta Júnior, também destacaram a dedicação e os resultados da gestão de Júlio Reis à frente da Secretaria de Estado da Segurança e entregaram a ele uma placa em reconhecimento e gratidão pelos bons serviços prestados à comunidade do Oeste e do Paraná. (Foto: Assessoria Acic)