Ratinho escala outro militar do Exército para compor sua equipe
Depois do general Luiz Felipe Carbonell, que irá comandar a Secretaria da Segurança, Ratinho Junior escalou mais um militar do Exército para compor sua equipe de governo. Trata-se do coronel João Alfredo Zampieri (foto), atual secretário do comando da 5ª Divisão do Exército de Curitiba e que será o novo diretor do DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná).
Formado Oficial da Arma de Comunicações pela AMAN, em 1988, em primeiro lugar do curso de Comunicações e maior média entre todos os sete cursos, Zampieri é graduado em Engenharia de Telecomunicação e pós-graduado em Gestão de Assuntos Públicos. Também fez o curso de Direção para Engenheiros Militares e mestrado em Ciências Militares (Indústria de Material de Defesa).
Ele já vem participando das reuniões técnicas da equipe de transição na área de infraestrutura e disse que pretende desenvolver um trabalho de valorização da área de infraestrutura, um dos pilares do programa de governo de Ratinho Junior. "A minha ideia é potencializar a vocação do DER que é promover a infraestrutura de transporte em todas as regiões e no desenvolvimento econômico e social do estado", afirmou.
Zampieri já foi chefe do 11° Centro de Telemática, responsável pela infraestrutura de Tecnologia da Informação de cerca de 50 organizações militares (quartéis) dos estados do Paraná e Santa Catarina, assessor de Ciência e Tecnologia do Comandante do Exército em Brasília, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas do Centro de Desenvolvimento de Sistemas do Exército em Brasília e chefe da Seção de Comando e Controle da 5a Divisão de Exército na capital paranaense. Natural de Curitiba, ele 51 anos e passará para a reserva do Exército em janeiro próximo.
PORTOS
Também nesta quinta-feira, mas mais cedo, Ratinho Junior havia anunciado a escolha de Luiz Fernando Garcia da Silva para a presidência da APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina). Profissional com atuação intensa nas esferas da administração pública e no planejamento dos projetos portuários, ele é graduado em Economia e tem especialização em gestão de empresas.
Atual diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo, Luiz Fernando já foi assessor especial do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, coordenador do Grupo de Trabalho que estudou a solução para o problema da dragagem do Porto de Santos (SP) e integrou o grupo de trabalho para a desburocratização e simplificação da legislação portuária que culminou com o Decreto 9.048/17, considerado um novo marco regulatório no setor portuário.
"O Luiz Fernando é hoje um dos nomes mais conceituados e um dos profissionais com maior conhecimento na área portuário brasileira. Com a sua vinda, podemos implementar o programa de inovação que planejamos para os portos do Paraná", disse o governador.