Bolsonaro tem aprovação de 75% e Temer tem reprovação de 74%
A expectativa positiva dos brasileiros com a mudança de governo, em 1º de janeiro próximo, pode ser medida pela primeira pesquisa Ibope pós-eleição de outubro encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgada nesta quinta-feira (13).
Segundo a sondagem, que ouviu 2.000 eleitores de 127 municípios de todas as unidades da Federação entre 29 de novembro e 2 de dezembro, 75% aprovam a forma como Jair Bolsonaro vem agindo até o momento. Outros 14% avaliam que o presidente eleito está no caminho errado e 11% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa também identificou que cerca de dois terços dos brasileiros (64%) têm a expectativa de que o próximo governo será ótimo ou bom. Outros 18% afirmam que o governo Bolsonaro será regular, 14% acreditam que será ruim ou péssimo e 4% não responderam.
Para a maioria dos entrevistados, saúde e desemprego são os principais problemas do País: os temas foram citados por 46% e 45%, respectivamente, enquanto a corrupção foi mencionada por 40% e a segurança pública por 38%.
GOVERNO TEMER
Na mesma pesquisa, o Ibope identificou um cenário bem diferente em relação à gestão de Michel Temer, que apesar de pequena melhora em relação ao levantamento imediatamente anterior, está chegando ao fim com um dos mais baixos índices de popularidade. 74% dos entrevistados avaliaram o governo como ruim ou péssimo, ante 82% em setembro. A avaliação positiva (ótimo ou bom) passou de 4% para 5% nesse mesmo período.
A desaprovação da maneira de governar caiu de 92% em setembro para 85% em dezembro, enquanto a aprovação subiu de 6% para 9%. Já os que responderam não confiar no presidente passaram de 92% para 90%.