O calor chega para ficar e já começa a preocupar o campo
A previsão meteorológica indica que a temperatura, que estava abaixo da média histórica para o início de dezembro no Centro-Sul do Brasil, vai aumentar ainda mais nos próximos dias. A expectativa é de que no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e São Paulo ela fique 2ºC acima da média histórica neste fim de ano.
Quanto às chuvas, elas devem voltar à região Sul nas próximas 48 ou 72 horas, mas apenas na próxima semana é que chegarão ao Paraná, e ainda assim de forma leve. Chuvas mais intensas só devem ser registradas no Estado próximo do início da semana do Natal, fato que está deixando os agricultores em estado de alerta. As lavouras de soja estão com plantio praticamente finalizado no Paraná, de acordo com o Deral (Departamento de Economia Rural), e a falta de umidade pode afetar a germinação das sementes.
Por outro lado, a condição mais seca tem contribuído para o controle da ferrugem asiática da soja no estado. Prova disso é que neste mês de dezembro em apenas 10 coletores novos apareceram esporos, enquanto que em novembro o número de casos havia chegado a 49. (Foto: Faep)