Federação busca o protagonismo no incentivo ao turismo do Paraná
A Feturismo (Federação de Turismo) quer o protagonismo nas articulações de programas e ações de promoção e na qualificação dos agentes de turismo do Paraná. A entidade iniciou uma série de cursos de capacitação dos colabores e também visitas às lideranças empresariais e políticas do Estado, incluindo o governador eleito Ratinho Junior.
"É preciso sair da zona de conforto. Estamos em um período importante de transição de governos nas esfera estadual e federal", afirma Fábio Aguayo, diretor da Feturismo, instituição filiada a CNTur (Confederação Nacional de Turismo). "Também o turismo em Curitiba, Foz do Iguaçu, Litoral e outras regiões que vem registrando recordes seguidos de visitação no Estado", frisa.
A Feturismo iniciou, Abracar-PR (junto com a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas) e o SindiAbrabar, o primeiro de "muitos cursos" que serão realizados para empreendedores de turismo, lazer e gastronomia, colaboradores e interessados em conhecer as práticas do setor.
A capacitação segue os moldes do Curso Básico de Gestão para Bares e Restaurantes, desenvolvido pela Esbre (Escola de Bares e Restaurantes). O treinamento é focado em experiência no setor e conhecimento prático e inclui palestras com lideranças empresariais, consultores e especialistas em gestão.
ARTICULAÇÃO
Nos últimos dias, Fábio Aguayo tem percorrido os gabinetes das principais lideranças políticas, empresariais e outros setores importantes para a economia do Paraná. "Com o presidente Ágide Meneguette, da Federação da Agricultura, debatemos alternativas para estreitar relações com a nossa categoria, especialmente da Feturismo", destacou.
De acordo com o diretor da Federação, no encontro foram debatidos entre outros temas uma parceria de turismo rural/ambiental. "Queremos desenvolver novas alternativas de geração de emprego e também no campo, para isto solicitamos apoio para ingresso e uma participação maior de nossas entidades nos órgãos e conselhos da sociedade civil organizada", adiantou Aguayo.
"Nos últimos dias, estivemos com as principais lideranças para buscar apoio e fortalecer cada vez mais nossa categoria e a Feturismo", completou. Em muitos encontros, Aguayo esteve acompanhado do diretor da Abrabar, João Luiz Zucolotto.
A agenda de encontros incluiu também reuniões com os presidentes da ACP (Associação Comercial do Paraná), Glaucio Geara; da Apras (Associação Paranaense de Supermercados), Joanir Zonta; da Fecomércio (Federação do Comércio) e vice-governador eleito do Paraná Darci Piana; da OAB-PR (Ordem dos Advogados do Brasil), Cássio Teles, e da Fiep (Federação das Indústrias), Edson Campagnolo.
Em encontro com o governador eleito do Estado, Ratinho Junior, Fábio Aguayo reforçou a força que o turismo tem sobre a economia do Paraná. "O setor do turismo movimenta 54 atividades econômicas que vão desde o motorista de táxi, garçom, cozinheiro até camareira e recepcionista de hotéis e atrativos", concluiu.
ITAIPU
Principal carro-chefe do turismo paranaense depois das Cataratas do Iguaçu, a Itaipu Binacional vai quebrar mais um recorde em 2018. Pela primeira vez na história da visitação, iniciada em 1977, a usina deve receber mais de 1 milhão de visitantes em um único ano. A expectativa é que esse número seja atingido por volta do dia 20 de dezembro.
"Esse recorde consolida Itaipu como o segundo maior atrativo turístico da região e é motivo de grande orgulho para todos os profissionais envolvidos no setor", disse o diretor-geral Marcos Stamm. "Hoje, Itaipu é muito mais que uma usina hidrelétrica, a maior geradora de energia do mundo. Itaipu gera riqueza e desenvolvimento regional", ressaltou, ressaltando que Itaipu já recebeu mais de 22 milhões de visitantes desde que abriu as portas para a comunidade.
E para assegurar essa ascensão turística, Itaipu acaba de lançar novos passeios. Uma das novidades é um passeio exclusivo para as crianças, batizado de Itaipu Kids, que começará a funcionar no próximo dia 14 - quando será aberta oficialmente a alta temporada do turismo na empresa. O novo atrativo será voltado para crianças de 5 a 13 anos e incluirá atividades na Ecovila (a minicidade do PTI), Estação Ciências e Polo Astronômico.
Também foram anunciados dois novos passeios de perfil técnico-científico: o Itaipu Tecnologia em Barragens e o Itaipu Tecnologia em Biogás. Os programas serão oferecidos uma vez por mês para estudantes e profissionais interessados nos temas. Serão grupos de no máximo 20 pessoas, com visitas guiadas às áreas internas e externas da usina e do PTI. (Foto: Divulgação)