Corpo do ex-deputado Paulo Marques será velado na Câmara
A Câmara de Cascavel foi o espaço escolhido para o velório do ex-deputado Paulo Davi da Costa Marques, que faleceu na madrugada deste sábado (8), aos 88 anos, após permanecer vários dias internado. E não por acaso, pois foi justamente nela que ele iniciou sua trajetória política no Paraná, depois de ter cumprido um mandato de deputado estadual (de 1951 a 1955) em Santa Catarina, seu Estado natal.
Em Cascavel ele cumpriu seu primeiro mandato de vereador de 1964 a 1968 e deu um tempo na política para se dedicar aos estudos. No ano seguinte se diplomou em inglês pela Universidade de Michegan (EUA) e, em seguida, em Letras pela Faculdade de Filosofia de Ponta Grossa.
Retornou à vida pública em 1972, iniciando novo mandato de vereador em Cascavel, mas se afastou da Câmara para comandar a Secretaria Municipal de Educação a convite do então prefeito Pedro Muffato e em 1974 conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados, onde cumpriu com brilhantismo três mandatos consecutivos, até 1987.
Homem de notórias virtudes intelectuais, Paulo Marques também teve participação marcante na educação. Primeiro professor de língua estrangeira de Cascavel, foi um dos fundadores do Colégio Wilson Joffre e da antiga Fecivel (hoje Universidade do Oeste), além da Apae. Por conta dessa trajetória, em 2016 recebeu o primeiro título de Professor Emérito da história da cidade por proposição do então vereador Vanderlei do Conselho. (Foto: Arquivo Câmara Cascavel)