Comitiva argentina busca subsídios para ampliar parcerias com Cascavel
A proximidade, os desafios e potenciais comuns e a percepção de que a junção de interesses pode fazer bem ao desenvolvimento social e econômico da região foram a tônica de encontro de empresários e diretores da Acic com uma caravana de líderes e empreendedores argentinos na manhã desta segunda-feira (3).
A comitiva foi recepcionada pelo presidente da associação comercial, Edson José de Vasconcelos, pelo diretor da Câmara Técnica de Internacionalização, Eder Quareli, e pelo presidente da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel), Alcione Tadeu Gomes.
Os argentinos assistiram a vídeos institucionais da Acic e do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e receberam de Vasconcelos explicações sobre as funções de cada entidade. "Enquanto a associação comercial trata de questões pontuais, o Conselho tem como propósito pensar o futuro que se quer para o município". Quareli falou do desafio de buscar, por meio da geração de empregos e do planejamento, a redução da concentração de riquezas e melhorias no processo de distribuição de renda. "Essa estabilização deve ser uma das nossas missões, porque a partir dela cria-se justiça social e a tão necessária integração do cantinho do mundo ao qual pertencemos".
O diretor de Comunicação Social da Acic, Carlos Guedes, ressaltou que a união dessas regiões pode abrir um grande nicho de oportunidades, parcerias e negócios. "O diálogo e o interesse em conhecer e buscar subsídios são passos imprescindíveis para que alianças ocorram. E quanto mais desenvolvidas essas regiões forem, melhores serão os indicadores de crescimento e de qualidade de vida de suas comunidades", citou Carlos, um dos responsáveis por organizar a visita técnica da comitiva argentina.
O presidente da Fundetec, Alcione Tadeu Gomes, falou sobre a gestão territorializada que a Fundação coloca em prática. A cidade foi dividida em 12 setores que, por meio do diálogo e do apontamento de suas necessidades, trabalham com visão de futuro, colaboração e transparência.
O intendente da cidade de Obera, Carlos Fernandes, agradeceu a recepção e disse que espera que esse contato seja um de inúmeros que poderão ocorrer e então estabelecer parcerias importantes entre as regiões argentinas e o Oeste do Paraná. "Desenvolvimento é ter oportunidade para quem quer ficar na sua cidade, trabalhar e crescer", complementou Edson Vasconcelos. A comitiva ainda cumpre compromissos com prefeitos na Amop, com a administração pública e o prefeito Leonaldo Paranhos, e conhecerá o Show Rural Coopavel, indústrias e instituições de ensino superior. (Foto: Assessoria Acic)