Quase 2 mil inscritos deixaram de fazer o vestibular na Unioeste
Os inscritos eram 14.026, mas apenas 12.195 candidatos compareceram aos locais de provas para fazer o Vestibular 2019 da Unioeste, realizado neste domingo (2) em sete cidades: Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Maringá e Toledo. A abstenção atingiu 13,11%, índice que está dentro da média das edições anteriores.
Pela manhã os candidatos tiveram três horas para elaborar a redação e responder 21 questões de Português, Língua Estrangeira (espanhol ou inglês) e Literatura. Com quatro horas de duração, a prova à tarde contou com 56 questões de Biologia, Geografia, História, Filosofia, Física, Matemática, Sociologia e Química.
Eles disputam 2.226 vagas para 68 cursos de g0raduação - 65 presenciais distribuídos em cinco campi da Universidade (Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo) e três a distância oferecidos em 25 polos de todo o Brasil - principal novidade desta edição do vestibular.
De acordo com o diretor do Concurso Vestibular, Paulo Renan Effgen, a realização das provas envolveu um grande esforço de planejamento e logística, que culminou com grande sucesso. "Foram meses de trabalho para que tudo corresse bem Intercorrências sempre existem, mas, de forma geral, o vestibular foi tranquilo, sem maiores problemas", avaliou
Para evitar fraudes, várias medidas de segurança foram tomadas, como o uso de detectores de metais. Ao todo, o Vestibular Unioeste contou com mais de 1.300 colaboradores trabalhando na coordenação, segurança, apoio e fiscalização de salas, corredores, edificações e arredores. Nenhum incidente mais grave que atentasse contra a lisura da prova foi registrado. "Em Francisco Beltrão, pela manhã, tivemos o caso de um vestibulando que pulou o muro. À tarde, em Cascavel, dois candidatos tentaram forçar a entrada num dos locais de prova. Em todos estes casos, nossa equipe estava atenta e conseguiu conter tais ações", observou Effgen.
PRÓXIMOS PASSOS
Os candidatos puderam voltar para casa levando consigo o caderno de provas e consultar o gabarito provisório divulgado ainda no domingo à noite. Os recursos contra as respostas poderão ser impetrados na página da Unioeste até às 23h59 desta quarta-feira (05).
As notas da redação sairão no começo da próxima semana, com admissão de recursos até três dias depois da publicação. Conforme está determinado no Edital de Abertura do Vestibular Unioeste 2019, o prazo para a divulgação da lista de aprovados vai até o próximo dia 21 (sexta-feira). "A partir de agora, toda nossa equipe vai acelerar os trabalhos para que o resultado seja conhecido o mais rapidamente possível, respeitando-se, claro, todos os prazos recursais. Estamos trabalhando com a possibilidade de fazermos esta festa no dia 16, mas não temos nada confirmado ainda", acrescentou o diretor. (Foto: Divulgação)