35 anos depois, Feira do Pequeno Produtor ganha selo de qualidade
Garantir a qualidade dos alimentos comercializados é o objetivo do Programa Alimento Saudável, lançado dentro da programação comemorativa do 67º aniversário de Cascavel e que representa uma segurança a mais aos clientes da Feira do Pequeno Produtor, há 35 anos é uma garantia de renda aos pequenos agricultores e um ponto de encontro e lazer da família cascavelense quatro vezes por semana: terça e quinta à tarde e domingo de manhã na Praça Wilson Joffre e sábado de manhã ao lado da Prefeitura. Com avaliação e acompanhamento dos padrões microbiológicos dos alimentos oferecidos à população, o programa também prevê constante capacitação dos feirantes quanto aos quesitos de elaboração, manipulação conservação dos produtos.
"Nós queremos não só fiscalizar, mas estender a mão e agregar valor, porque os produtos têm qualidade. Mas as normas da Vigilância e o nosso manual do consumidor, que é um direito de todos, faz com que o Município tenha necessariamente que fazer estações de valorização não só de quem produz mas também de quem consome. A ação inicial não é uma ação de fiscalização, nós confiamos plenamente nos nossos produtores; vamos fazer uma parceria de agregar valor. Precisamos ter em cada barraca o selo de qualidade, o carimbo da vigilância sanitária, o programa de alimentos e a nossa Fundetec que representa uma grande ferramenta de agregar valor aos produtos", explica o prefeito Leonaldo Paranhos.
"A feira tem o objetivo de proporcionar alimentos de qualidade, e o selo de análise que será feito, por meio da parceria da Secretaria de Agricultura e do Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural), que vai repassar os recursos para as análises, fará com que tenhamos um produto certificado para que o produtor se sinta valorizado e incentivado pela política de agricultura do Município, com certificação ao consumidor final", assinala o secretário de Agricultura, Ney Haveroth.
O veterinário Valmor Passos, que é responsável técnico da Feira do Pequeno Produtor, explica que este será "um trabalho técnico que irá durar 12 meses e, a partir dos primeiros 60 dias, já estaremos trabalhando a segunda fase de atualização e recapacitação na questão de manipulação e conservação e segurança dos alimentos".
VALORIZAÇÃO
A secretária executiva do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, Jane Dallagnol, ressalta a importância do programa, que oferece segurança alimentar para os consumidores. "Os exames que serão feitos nestes alimentos trarão benefício para todos, oferecendo alimentação saudável, de qualidade e segura".
"A feira se sente muito valorizada por ser aqui o local de lançamento deste programa", ressalta o presidente da Associação dos Pequenos Produtores, Roque Garlet, ressaltando que esse acompanhamento vai garantir a qualidade do que é comercializado na feira "para que possamos garantir às famílias produtos de alta qualidade". (Foto: Luiz Carlos Cadini)