Centro de Especialidades reforça política municipal de saúde bucal
Ainda dentro da programação comemorativa dos 67 anos de Cascavel, foi inaugurado nesta quarta-feira (28) o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), projeto homologado pelo Ministério da Saúde e que vai oferecer a pacientes referenciados pelas 42 clínicas odontológicas do Município atendimentos de endodontia, periodontia, dentística, estomatologia e cirurgias, dentre outros. Ele fica na Rua Minas Gerais, 2.392, no centro da cidade, e vai atender de segunda a sexta feira, das 08h às 17h.
"Estamos oferecendo no CEO um serviço de média e alta complexidade, que não é feito nas nossas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. Atualmente, o Município utiliza a unidade do CEO Unioeste, que funciona em forma de consórcio em parceria da 10ª Regional de Saúde e seus 24 municípios pertencentes, justificando a sua grande demanda atual. E, por este motivo, sentimos a necessidade de ter este centro para atender exclusivamente a demanda de Cascavel. Realizar um tratamento mais complexo, que atualmente não temos condições de realizar nas nossas unidades de saúde", explicou o prefeito Leonaldo Paranhos.
AMADURECIMENTO
Para o secretário Rubens Griep, o investimento feito no CEO demonstra o amadurecimento do sistema municipal de saúde bucal e a verticalização do atendimento. "Avançamos muito na estruturação da atenção básica odontológica e agora verticalizamos com o atendimento especializado. Em termos de humanização, a atual estrutura atende as exigências de ambiência, conforto e luminosidade que trazem um contexto de humanização para os trabalhadores em saúde, mas, principalmente para nossos usuários que encontram um ambiente aconchegante e de qualidade que não perde em nada para a iniciativa privada", disse.
Para o funcionamento do Centro, o Município precisou fazer adaptações na estrutura do prédio, aquisição de materiais de consumo e novos equipamentos. O maior investimento foi a contratação de profissionais para compor a equipe na aquisição de 27 cadeiras odontológicas que serviram para estruturar o serviço em todas as áreas.
O coordenador de Especialidades Odontológicas da Secretaria de Saúde, Ederson Santos Rocha, disse que o governo federal fará um repasse de apenas R$ 8 mil por mês e que o Município bancará o restante do custo.
Também presente ao ato, a representante do CRO (Conselho Regional de Odontologia), Silmara Serafin, elogiou os investimentos feitos e que levaram Cascavel a obter o reconhecimento do CFO (Conselho Federal de Odontologia) com a concessão do prêmio de primeiro lugar em atendimento bucal no Paraná e segundo no Brasil. (Foto: Secom)