Assembleia pede que governo vete novo reajuste do pedágio
A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (28), por unanimidade, requerimento do deputado Luiz Claudio Romanelli pedindo a suspensão do reajuste das tarifas nas 27 praças de pedágio do Paraná, cuja correção anual está prevista em contrato para o próximo sábado, 1º de dezembro. O documento segue como pleito e indicação à governadora Cida Borghetti.
O requerimento aprovado pede que a governadora determine ao DER (Departamento de Estradas e Rodagens) a suspensão dos pedidos das concessionárias de reajuste nas tarifas. "Normalmente, é concedida no dia 1º de dezembro. É sabido por todos que a Operação Integração revelou o conluio existente entre agentes públicos e representantes das empresas. Através de propina, manipulam planilhas e concedem aditivos ilegais", justificou Romanelli.
O Estado, defende o deputado, não pode mais autorizar reajustes nas tarifas de pedágio requeridas pelas concessionárias. "É necessário que haja profunda análise antes de permitir qualquer tipo de aumento nos preços dos pedágios, que já são abusivos", disse.
"Esperamos que a governadora tenha sensibilidade, assim como já tem tido. Só estamos vivendo essa nova fase do pedágio no Paraná por conta da mudança de atitude do Governo do Estado. A postura da governadora, já tem sido a favor do usuário e do interesse público. Tenho a convicção de que Cida suspenderá qualquer possibilidade de aumento na tarifa, que é o interesse das concessionárias", concluiu Romanelli. (Foto: Sandro Nascimento/ Alep)