Governo Digital nasce com mais de 300 serviços aos paranaenses
Na comemoração dos 54 anos da Celepar, a governadora Cida Borghetti lançou oficialmente nesta terça-feira (27) o Governo Digital. A plataforma na internet já oferece mais de 300 serviços públicos aos cidadãos paranaenses e agora também pode ser acessada pelo celular.
O aplicativo do Governo Digital já está disponível no sistema operacional Android e até a próxima semana também para aparelhos com IOS. Com o lançamento, a leitura do conteúdo e o acesso aos serviços online ficou mais rápido e ágil. "Agora ficou mais fácil acessar os serviços públicos, pois o cidadão paranaense pode carregar o governo na palma da mão", afirmou a governadora.
IDOSO
Uma das novidades é a possibilidade de pedir por meio do Governo Digital a Credencial do Idoso - obrigatória para que a pessoa acima de 60 anos possa usufruir o direito a estacionar nas vagas exclusivas - sem necessidade de deslocamento ao órgão emissor. Para imprimir a credencial, válida em todo o país, basta confirmar dados como RG ou CNH emitido no Paraná.
INTEGRAÇÃO
O Governo do Estado também firmou parceria com o Governo Federal e, a partir de hoje, passa a oferecer na plataforma diversos serviços, como o Bolsa Família, por exemplo. "Com essa novidade, o cidadão paranaense passa a ter acesso a mais de 2 mil serviços públicos", relatou o coordenador do projeto Governo Digital, Marco Aurélio Barbosa.
SAÚDE
Agora, também é possível consultar laudos de exames laboratoriais feitos nos hospitais Oswaldo Cruz, em Curitiba; Regional da Lapa São Sebastião, na Lapa; Universitário de Maringá, em Maringá; e Universitário Regional dos Campos Gerais Wallace Thadeu de Mello e Silva, em Ponta Grossa. O usuário cadastrado no Governo Digital consegue verificar resultados de exames laboratoriais e o histórico de laudos, com a possibilidade de imprimi-los, sem a necessidade de voltar ao hospital.
O prontuário médico, com as informações sobre o atendimento desde o ingresso do paciente até a sua alta médica, também pode ser solicitado pelo próprio paciente, por um familiar dele ou representante legal. Se a pessoa estiver cadastrada no Governo Digital, pode também solicitar esse documento sem sair de casa e anexar cópia dos documentos solicitados.
SERVIÇOS
O Governo Digital, desenvolvido pela Celepar a Secretária de Estado de Comunicação Social, disponibiliza serviços que vão do pagamento do IPVA e consulta aos assuntos relativos à habilitação. São cerca de 130 mil usuários cadastrados e quase 400 mil acessos mensais. "Essa plataforma é um marco de transparência e gestão pública", disse o presidente da Celepar, Tiago Waterkemper.
Para ter acesso personalizado à plataforma, é necessário ter a Identidade Digital, disponível para quem fez recentemente uma coleta biométrica por meio da emissão de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação ou a Carteira de Identidade. Quem ainda não fez, é só procurar os postos e totens do Detran ou do Instituto de Identificação do Paraná para fazer o cadastro. (Foto: AENPR)