Empresas oestinas se destacam no Programa Selo Alimentos
As agroindústrias Samollé (Quatro Pontes), Coofamel (Marechal Cândido Rondon) e Botânica Hortifruti (Toledo) integram não só a lista das 101 micros e pequenas empresas com a chancela do Selo Alimentos do Paraná, como atingiram a pontuação exigida para premiar os três primeiros colocados em cinco categorias: Alimentos Prontos e Pré-prontos, Bebidas, Origem Animal, Origem Vegetal e Alimentos Funcionais.
Em produtos de Origem Animal, a Samollé atingiu 98,85% de conformidade com as normas exigidas e obteve o 1º lugar na categoria e o 2º lugar geral entre as participantes. Ainda nesta categoria, o segundo lugar ficou com a Coofamel. A Botânica Hortifruti também foi premiada na categoria dos produtos de Origem Vegetal.
GESTÃO E QUALIDADE
De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso, o Selo tem como focos a gestão e a qualidade dos produtos. "Além de exigências como segurança e qualidade alimentar, ele também leva em consideração a gestão do negócio. O objetivo final é auxiliar as micros e pequenas empresas a se adequarem a processos e normas e, por consequência, a aumentarem a competitividade e o contato com o mercado", explica. Também são parceiros nessa iniciativa Fecomércio-PR, Fiep, Apras e Abrasel e as avaliações são feitas pelo Tecpar.