Conselho de Sanidade Agropecuária discute vacinação contra febre aftosa
A campanha de vacinação contra a febre aftosa nos rebanhos de bovinos e bubalinos, iniciada dia 1º de novembro, está próxima do fim. A ação, que é coordenada no Estado pela Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), faz parte da campanha nacional contra a doença nos rebanhos brasileiros. Esse será o principal assunto da reunião do CSA (Conselho de Sanidade Agropecuária) de Cascavel, marcada para esta segunda-feira (26), às 14h, no auditório do Sindicato Rural de Cascavel.
A etapa de novembro da vacinação se diferencia da primeira, realizada em maio, somente por um fator: a necessidade de vacinar todo o rebanho. No mês de maio, os órgãos fiscalizadores só exigem a imunização dos animais de 0 a 24 meses. No Paraná, cerca de 9,6 milhões de animais devem ser imunizados. Na unidade local da Adapar de Cascavel, que engloba Santa Tereza e Lindoeste, são esperados que se vacinem aproximadamente 115 mil bovinos.
A médica veterinária da Adapar, Luciana Riboldi Monteiro, lembra os pecuaristas de que é preciso comprovar a imunização junto à entidade. Eles têm até o dia 30 de novembro. ela diz que o assunto norteará a reunião do CSA, cuja reunião também será marcada pela posse do novo secretário de Agricultura de Cascavel, Ney Haveroth, como diretor de mobilização do Conselho.