Lula terá esteira ergométrica e aparelho "estilo iPod" na prisão
Em uma decisão que certamente terá grande repercussão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou o direito de passar a contar em sua cela na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba, já a partir desta terça-feira, com uma esteira ergométrica e um aparelho "estilo iPod" para ouvir música.
Tal autorização foi dada nesta segunda pela juíza federal Carolina Moura Lebbos, que, ao justificar a medida, disse ter levado em consideração a idade de Lula (72 anos) e suas limitações físicas descritas em um relatório médico entregue a ela.
"Como acima aludido, a necessidade de realização de exercícios físicos regulares resta descrita no relatório médico juntado aos autos. A instalação do equipamento mostra-se materialmente viável, não trazendo prejuízo à segurança do local de custódia. Ainda, não obstante não haja possibilidade de extensão do benefício a terceiros, as dimensões reduzidas da área livre para banho de sol, aliadas à idade e às condições físicas do executado, justificam o deferimento do requerimento", explicou a juíza.
Sobre o aparelho de música, a decisão cita que outros custodiados já fazem uso de equipamentos parecidos, "não se vislumbrando privilégio ou prejuízo à segurança do estabelecimento, defiro o requerimento".
FRIGOBAR NÃO
No mesmo despacho, Carolina Moura Lebbos negou o pedido da defesa para instalação de um frigobar para armazenamento de água gelada na cela.
"Não há qualquer justificativa acerca da necessidade do equipamento. Consoante informado pela Polícia Federal, 'O acesso a água é permanente, sendo fornecidas garrafas de água mineral em quantidade suficiente e sempre que necessário estão sendo repostas'", justificou.