Ecopark transforma antigo banhado em novo espaço de lazer de Cascavel
O ponto alto das comemorações do 67º aniversário de Cascavel foi a entrega do Ecopark Morumbi, uma obra esperada há pelo menos 20 anos. A obra faz parte do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado), financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), mas foi executada majoritariamente com recursos próprios. Dos R$ 17 milhões aplicados, 90% saíram do caixa do Município segundo o prefeito Leonaldo Paranhos, que aproveitou o ato para fazer um relato das principais ações desenvolvidas nos primeiros 684 dias de sua administração.
Quem mais celebrou entre as autoridades presentes ao ato foi o deputado estadual Adelino Ribeiro, morador do Bairro Morumbi desde 1975. "É um sonho concretizado. Eu vi em 2004 que esta área que era um banhado, uma área mal utilizada e hoje, 14 anos depois, estamos vendo esta obra ser entregue. Esta será uma área de lazer que a população terá orgulho de usar", pontuou.
Falando em nome do secretariado municipal, Hudson Moreschi Júnior destacou a importância da participação da comunidade no cuidado e no zelo com o equipamento público entregue para uso da população. "Nós teremos aqui o Centro de Convivência Intergeracional [CCI] com atividades e oficinas livres para a população, envolvendo crianças e idosos e também teremos o nono Cras do Município, que será o Centro de Referência em Assistência Social do Morumbi, no qual teremos nos próximos dias uma equipe preparada para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social, e um salão de múltiplo uso, por isso precisamos que todos cuidem deste espaço", afirmou.
O gestor do Território Cidadão, José Carlos da Costa, também enfatizou a necessidade de cooperação da comunidade nos cuidados com o Ecopark. "Esta é uma reivindicação antiga, que nós moradores do Morumbi sempre fizemos ao poder público. Agora precisamos cuidar como se fosse nosso e colocar em prática nosso sentimento de pertencimento que tanto temos levado com o Território Cidadão", disse.
O Ecopark Morumbi coloca à disposição da população diversos equipamentos públicos de esporte e lazer por meio do PDI, está localizado entre a Avenida Corbélia e a Rua Ângelo Fanhani e possui um comitê gestor formado com representantes dos bairros Morumbi, Periolo, São Francisco, Cataratas, Colmeia e Lago Azul. São mais de 91 mil metros quadrados para que a população possa usufruir de lazer, descanso, convívio e cuidar da saúde, beneficiando pelo menos 60 mil pessoas. (Foto: Secom)