No aniversário de Cascavel, até o prefeito Paranhos vira garçom
Gustavo dos Santos, uma garotinho de quatro anos, roubou a cena durante o corte do bolo de aniversário dos 67 anos de Cascavel. O menino quis cantar parabéns, apagar as velinhas e cortar o bolo de 800 kg recheado com geleia de ameixa, morango, abacaxi e doce de leite e coberto com merengue preparado especialmente para celebrar a data. A festa foi no fim da tarde de ontem (14) no Parque de Exposições Celso Garcia Cid, onde acontece até domingo a 39ª Expovel, e também teve como destaque o prefeito Leonaldo Paranhos no papel de garçom.
"Nestes dois anos começamos a pagar uma conta que tem o poder público para com a população. Estamos em primeiro lugar no Brasil no aumento do atendimento na atenção básica de saúde, primeiro lugar no Paraná e segundo no Brasil em saúde bucal. E o nosso grande presente foi ver Cascavel avançar no ranking das melhores cidades do País para se fazer negócios. Vamos trabalhar mais, porque Cascavel merece ser uma cidade referência", comemorou Paranhos.
67 METROS
O tradicional bolo é serviço há 17 anos no aniversário de Cascavel, e a cada edição ganha um metro a mais. Desta feita foram 67 metros, que demandaram quatro dias de preparo e mobilização de muita gente. De acordo com a presidente do Rotary Clube Cascavel Leste, Eliane Maria Liberali Cervo, foram usados 200 kg de farinha, 280 dúzias de ovos e 200 kg de açúcar.
Todos os ingredientes foram doados pela comunidade e o trabalho foi todo voluntário. "Este ano servimos mais de sete mil pedaços de bolo. E tivemos a participação de 60 pessoas na montagem, no corte e distribuição para a população. É gratificante ver o sorriso de cada uma delas ao pegar o bolo, saborear e repetir", acrescentou Eliane, ressaltando que foram necessárias duas horas de trabalho apenas na montagem do bolo, servido a uma verdadeira multidão logo após um culto ecumênico ministrado pelo padre Jorge e pelo pastor.
A FESTA CONTINUA
A celebração do 57º aniversário de Cascavel prossegue no feriado desta quinta-feira (15) com a inauguração do Ecopark Morumbi. Parte do PDI (Programa de Desenvolvimento Integrado), a obra custou R$ 17,5 milhões e disponibilizará à população diversos equipamentos de esporte e lazer. A programação festiva começa às 15 horas, mas o ato inaugural está marcado para as 17 horas.
Com 91 metros quadrados, o Ecopark Morumbi está localizado entre a Avenida Corbélia e a Rua Ângelo Fanhani, possui um comitê gestor formado por representantes de entidades governamentais e não governamentais e atenderá aos 60 mil moradores dos bairros Morumbi, Periolo, São Francisco, Cataratas, Colmeia e Lago Azul. Há uma pista de caminhada com 4.667,33m² e uma ciclovia de 2.951,89m², além de duas canchas de vôlei de areia, um miniginásio, um conjunto de academia API e ATI e bicicletário, salão de múltiplo uso, dois quiosques, duas praças com fontes, pergolados e pontilhões.
O Parque Linear também é dotado de dois sanitários, obras especiais (rampas e escadas) e estacionamentos e recebeu o plantio de aproximadamente 19.500 m² de grama esmeralda e 1,8 mil mudas de árvores, oito superpostes e 137 postes ornamentais. (Foto: Secom)