Universidades estaduais do Paraná no ranking das melhores do mundo
As Universidades Estaduais do Paraná estão entre as 1.250 melhores do mundo, segundo World University Ranking 2019 divulgado na terça-feira (13) pela revista inglesa Times Higher Education (THE). As instituições se destacaram internacionalmente e aparecem entre as melhores em quatro áreas de avaliação: Clínica, Pré-Clínica & Saúde, Ciências da Vida, Ciências Físicas e Educação.
As áreas são formadas por indicadores de desempenho agrupados em cinco itens: ensino (o ambiente de aprendizagem), pesquisa (volume, renda e reputação), citações (influência da pesquisa), perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa) e renda da indústria (transferência de conhecimento).
"Essas avaliações são resultados concretos do nosso investimento em áreas estratégicas e fundamentais do ensino superior como pesquisa, extensão e ensino", destaca o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio, lembrando que esse é o segundo ranking divulgado pela revista em 2018 projetando internacionalmente as universidades estaduais.
Na categoria Clínica, Pré-Clínica e Saúde foram avaliados cursos de Medicina, Odontologia e outros vinculados à área. Em 2018, esse critério avaliou 721 universidades do mundo, com UEL (Londrina), UEM (Maringá) e UEPG (Ponta Grossa) figurando entre as 600 melhores.
Na área Ciências da Vida, chamado pelo ranking de "life sciences", estão contemplados cursos de Biologia, Medicina Veterinária e Educação Física e as instituições também aparecem entre as 600 melhores, tendo como novidade o ingresso da Unioeste no ranking.
Na área de Ciências Físicas foram avaliadas as graduações em Matemática, Estatística, Física, Astronomia, Química, Geologia e Ciências Ambientais. As universidades estaduais de Londrina, Maringá e Ponta Grossa estão entre as 800 melhores.
O ranking também adotou a categoria Educação, que destaca as universidades líderes em formação de professores e estudos acadêmicos em temas relacionados ao ensino. Apenas a UEL aparece nesse quesito, posicionada entre as 400 melhores do mundo.
OUTRO RANKING
As universidades de Londrina e Maringá também ganharam destaque nesta semana no ranking divulgado pelo US News & World Report, portal norte-americano especializado em educação há mais de 30 anos. A UEL ficou em 51ª e a UEM em 58ª na avaliação das melhores universidades da América Latina.
Apenas 30 universidades brasileiras foram avaliadas - 24 são federais e as restantes são estaduais. Esta é a quinta edição do ranking de universidades globais. Foram avaliadas 1.250 instituições em 75 países e os resultados foram divulgados por região. Na América Latina, integram o ranking 64 universidades. (Foto: Arquivo)