Lula depõe por quase três horas e depois é levado de volta à prisão
Eram pontualmente 17h50 quando chegou ao fim o depoimento prestado nesta quarta-feira (14) por Luiz Inácio Lula da Silva na sede da Justiça Federal, em Curitiba. Um forte esquema de segurança foi montado para conduzir o ex-presidente, que retornou à cela ocupada desde abril passado na Superintendência da Polícia Federal assim que o interrogatório chegou ao fim.
Lula começou a ser ouvido por volta das 15 horas pela juíza federal substituta Gabriela Hardt, que assumiu provisoriamente o comando da Operação Lava Jato com o pedido de afastamento de Sérgio Moro para assumir o Ministério da Justiça e da Segurança Pública. As perguntas versaram sobre a ação penal relacionada ao sítio de Atibaia (SP).
Segundo pessoas que acompanharam o depoimento, Lula negou envolvimento com as obras do sítio, disse que sua prisão foi um "prêmio" à Operação Lava Jato e criticou Moro, pelo que recebeu um puxão de orelhas da juíza Gabriela.
Esta foi a primeira vez que Lula deixou a Superintendência da PF desde que foi preso. Do lado de fora, apoiadores do ex-presidente fizeram manifestações com faixas e cartazes desde o fim da manhã, o que se repetiu no prédio da Justiça Federal durante o interrogatório.
A audiência começou às 14h com o depoimento do pecuarista José Carlos Bumlai, também réu no processo e que responde pelo crime de lavagem de dinheiro. Ele depôs por cerca de uma hora. (Foto: El Pais)